Entidades de Nova Pádua estudam proposta sustentável embalagens de agrotóxicos

Encontro ocorreu no auditório da prefeitura .
Foto: Gilnei Gonçalves

No dia 24 de junho, representantes das Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da EMATER de Nova Pádua reuniram-se com a empresa  os da Falcon Polímeros do Brasil que abordou sobre uma proposta sustentável de empreendimento para a próxima campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos no município de Nova Pádua e ações de educação ambiental com a comunidade Paduense.

A Falcon trabalha com fabricação de móveis moldados de material plástico, sem tratamento de superfície (CODRAM 1630-20) e possui licenciamento ambiental, conforme a LO 018-2016 expedida pela SMMA. A empresa utiliza como matéria-prima resíduos sólidos recicláveis, exclusivamente plásticos, produzindo uma gama de produtos, tais como: bancos, mesas, decks, proteção de árvores, cochos e semelhantes para alimentação de bovinos. Portanto, embalagens plásticas limpas de produtos de limpeza e cosméticos, material em PVC e semelhantes são transformados em um produto novo pela empresa, assim, reduzindo a quantidade de lixo, gerando renda e fabricando produtos inovadores e resistentes.

Considerando o propósito ambiental da empresa e a sua principal matéria-prima, a EMATER e a SMMA de Nova Pádua convidaram a Falcon para participar da próxima campanha de coleta de embalagens vazias de agrotóxicos que acontecerá em Nova Pádua. As empresas de comércio de defensivos agrícolas e adubos estarão trabalhando na separação das embalagens de agrotóxicos e de adubos foliares. Estas embalagens são as que serão recolhidas pela recicladora.

Além da apresentação da proposta sustentável da empresa e da parceria estabelecida na campanha de coleta de embalagens de defensivos em Nova Pádua, a recicladora salientou a importância de serem realizadas atividades de educação ambiental para construir uma consciência ambiental no município.

Segundo o Sr. Dorval Verza, um dos representantes da Falcon, “existem três formas de trabalhar a sustentabilidade: fiscalizando e autuando, estabelecendo relações de trocas benéficas entre as partes ou educando a população”, o que vai de encontro com a realidade atual do país quando se discutem questões ambientais.

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Rafael Martello, apontou que inicialmente serão realizadas palestras de educação ambiental nas escolas de Nova Pádua buscando orientar crianças e jovens quanto à reciclagem no município. Como por exemplo, ao entregar resíduos sólidos que podem ser reciclados, as embalagens devem estar limpas, isto é, sem restos de alimentos, produtos de limpeza ou cosméticos, devido à presença dessas impurezas poderem inviabilizar a reciclagem. Por conseguinte, hábitos de limpeza dos resíduos sólidos recicláveis devem ser tratados em atividades e eventos de educação ambiental.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Pádua, a EMATER, empresas de defensivos agrícolas da região e a recicladora Falcon, recente no mercado, estão juntos para trabalhar na reciclagem e conservação dos recursos naturais. Tarefa nada fácil, mas que cada dia deve ser feita por cada um de nós e, se nunca ninguém começar, nunca chegaremos a algum resultado.

Dados da última campanha: A Campanha de Coleta de Embalagens de Agrotóxicos de Nova Pádua ocorreu em 13 de outubro de 2015, recolheu mais de 65.000 embalagens de agrotóxicos de um total de 251 famílias participantes. As embalagens foram encaminhadas a empresa ARACAMP em Vacaria/RS que realiza a reciclagem do material, produzindo novos produtos também.

Fonte: Redação com  Secretaria Municipal do Meio Ambiente -

Comentários