Investimento inédito nos Campos de Cima da Serra entra em operação no próximo mês



Muito em breve o mercado gaúcho terá uma nova alternativa de energia renovável. Até o final de julho, entra em operação, no município de São José dos Ausentes, uma unidade pioneira na produção de pellets de madeira, um pequeno artefato feito a partir de serragem, cascas, cavacos e todos os outros tipos de resíduos de madeireiras ou fábrica de móveis para ser utilizado em caldeiras ou até mesmo em pequenas termoelétricas. Com investimento na ordem de R$ 60 milhões, o empreendimento pretende produzir 100 mil toneladas de pellets por ano.

O anúncio da inauguração da empresa foi feito nessa sexta-feira (17), durante encontro do presidente da Forespel Energia Renovável de Pellets SA, Analdo Slovinski Moraes, com o secretário da Fazenda, Giovani Feltes. Na reunião, o empresário observou que o investimento irá representar um avanço econômico e ambiental para toda a região dos Campos de Cima da Serra. "São cerca de 170 mil hectares de florestas plantadas, incluindo também os municípios de Cambará do Sul, Jaquirana e Bom Jesus", explicou o empresário.

Os pellets são considerados um biocombustível com grande poder calorífico e mínima geração de resíduos, além de representar um custo mais acessível em relação a outras fontes. Por essa razão, tem uma demanda crescente nos Estados Unidos e países da Ásia e Europa. Além de representar uma solução ambiental ao usar as "sobras" da madeira, a produção pode aproveitar também os desbastes das florestas, que atualmente fica no próprio terreno prejudicando o meio ambiente.

O mercado consumidor vai desde hospitais, hotéis, restaurantes, clubes, escolas, indústrias e até residências. A própria Forespel utilizará parte da sua produção de pellets para gerar a energia própria em uma termoelétrica já instalada na unidade. Além de apresentar detalhes do investimento, o empreendedor solicitou que o produto tenha o mesmo tratamento tributário que outras empresas do setor recebem em Santa Catarina e Paraná, onde o pellet é considerado uma atividade de caráter ambiental. Empresário com origem no setor calçadista, Analdo Moraes é proprietário da Bebecê, com unidades em Três Coroas, onde emprega cerca de dois mil funcionários, e outras cidades da região. No encontro com o secretário, estava acompanhado do prefeito de Três Coroas, Rogério Grade, e demais lideranças do município.

Fonte: Sefaz RS 

Comentários