Jovem fica gravemente ferido após cardã do trator aprisionar casaco.


O caso de um jovem de Nova Roma do Sul é mais um que se soma as diversas que acabaram feridas após terem suas roupas aprisionadas pelo cardã de tratores agrícolas. Graciano Cadona, no último sábado, 11 de junho, preparava-se para irrigar os canteiros das cebolas, carregando água na carreta tanque do trator, quando o casaco que usava enroscou-se no cardã. Sozinho junto a máquina e sem conseguir desprender o casaco, o operador de 25 anos teve o corpo enrolado pelo casaco. A rotação causou fraturas em braço, perna, costelas e em vértebra da coluna. Além disso, sofreu perfuração num dos pulmões. Graciano foi socorrido pela mãe, após ouvir gritos de socorro.

Por isso, os componentes, que podem provocar aprisionamento, devem ser adequadamente protegidos. Em qualquer caso, é necessário recolocar os dispositivos de segurança quando forem removidos, depois de fazer ajustes ou reparos. Segundo Leonardo Monteiro, autor do livro: prevenção de acidentes com tratores agrícolas e florestais, prática mais comum entre os operadores é “a retirada dos dispositivos e das proteções de segurança, acreditando-se por parte dos operadores ser um mecanismo desnecessário, que dificulta as operações de manutenção e reduz a eficiencia do trabalho. Conhecer os pontos de perigo, localizá-los na máquina, é um fator importante para a redução dos acidentes com este tipo de mecanismo, após conhece-los, evite abordá-los quando a máquina está em funcionamento, evitando assim fazer qualquer intervenção. Havendo necessidade aguarde até que a máquina seja desligada e todas as peças imobilizadas, assim podemos reduzir os acidentes com estes mecanismos.” “ O eixo cardã o principal elementos responsável por acidentes devido ao aprisionamento. Muitas vezes, um fio basta para começa a arrastar uma peça do vestuário ou partes do corpo do operador, como uma luva”.

Conforme Monteiro, “Com a rotação do dispositivo, a pessoa que for pega pode ter arrancada os braços ou as pernas, podendo vir a óbito e tudo isso acontecendo em uma fração de segundo. Se a roupa se rasgar, os feridos têm uma pequena probabilidade de escapar com algumas lesões, mas geralmente as roupas trabalho são bastante resistentes e podem suportar este tipo de evento. Um acidente como este também pode acontecer a quem tem cabelos compridos, as vezes, um simples descuido do operador possa e o cabelo é enrolado em torno do eixo ou de peças das máquinas em movimento o que pode causar lesões graves e permanentes”.

Portanto, cuidado com as extremidades dos eixos que não possuem proteção.



O jovem passou por cirurgia no último domingo e segue internado na UTI.

Comentários