Secretaria de Saúde de Antônio Prado realiza ações de Combate ao Tabagismo

Foto: divulgação


A Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado está realizando atividades educativas contra o uso de tabaco. A Estratégia de Saúde da Família (ESF), em Conjunto com o Programa Antitabagismo, vem promovendo palestras direcionadas aos jovens e adolescentes.

As ações iniciaram ainda no dia 31 de maio, data celebrada como Dia Mundial Sem Tabaco, e seguem também nesta semana com os alunos das Escolas Irmão Irineu e Ulisses Cabral. O objetivo é a prevenção e o combate ao tabaco.

Foram tratados assuntos como as substâncias químicas do cigarro, bem as doenças causadas pela pratica tabagista. “Falamos para os jovens que o cigarro destrói a saúde, provoca adoecimento, levando até a morte. Também alertamos para que não fiquem próximos aos que fumam, pois podem se tornar um fumante passivo e adoecer das mesmas causas”, explicou a enfermeira Genilce Barison, coordenadora do ESF Centro.

“Aproveitamos a oportunidade para alertar os jovens sobre o uso do narguilé (cachimbo de água utilizado para fumar tabaco aromatizado) e seus efeitos nocivos à saúde. Hoje muitos adolescentes estão tendo a iniciação ao fumo através desta pratica”, complementa a enfermeira.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), no Brasil cerca de 10% da população é fumante, e, destes, 45% são jovens. Outro dado alarmante do MS é que cerca de 80 mil brasileiros morrem por ano de causas ligadas ao cigarro.

Participam das atividades aluviadas ao Dia Mundial sem Tabaco as enfermeiras Genilce Barison, Natali Zen e Maria Tereza Argenta. Além disso, a acadêmica de nutrição, Maiara Brusamarello Dotti, também colaborou como voluntária.

Grupo Antitabagismo

Além destas atividades, a Secretaria Municipal da Saúde, através do Departamento de Vigilância em Saúde, mantém o Grupo de Prevenção ao Tabagismo. Coordenado pela enfermeira Maria Tereza Argenta, o principal objetivo é auxiliar fumantes na superação do vício.

Os participantes dos Grupos recebem gratuitamente acompanhamento terapêutico, clínico, exames e medicamentos. Quem desejar realizar o acompanhamento deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde Aparecida, pelo fone 3292 2242.



Fonte: Secretaria de Saúde

Comentários