Emater e Secretaria da Saúde incentivam o uso das plantas medicinais.


foto: Marilita Calgaro Scapinelo 
Sabe-se muito bem que o agricultor, principalmente as mulheres, sempre se utilizaram dos meios naturais para cura de doenças, mas com o passar dos tempos o remédio pronto tornou-se mais fácil de ser adquirido e a sabedoria de cura pelas plantas medicinais foi se perdendo. Por isso um programa mantido pela EMATER, através da área de assistência social, incentiva o cultivo e a prática de uso de plantas medicinais para o tratamento de algumas doenças.  Segundo a extencionista da Emater, Luciana Fagundes, este  trabalho é desenvolvido por diversos anos pelo  escritório local. Através dele, o agricultor  é incentivado a recomeçar a utilizar as plantas do seu meio, e a relembrar os métodos de uso. “Acreditamos sim, que as plantas medicinais possuem um alto valor nutritivo e terapêutico que podem auxiliar no combate e tratamento de algumas doenças. O homem do campo possui uma fortaleza ao entorno da casa, todavia por vezes desconhece, deste modo a Emater trabalha no sentido para que se retome esta atividade, e que cada vez se conscientize do valor e da qualidade de vida que se adquire com a utilização dessas plantas medicinais”, diz.
O nosso objetivo  maior do incentivo ao uso das plantas medicinais, é a  busca do bem estar físico, psíquico, social, e cultural para todos os que vivem no meio rural. “Sempre ressaltei nas conversas com o público em geral, principalmente com as mulheres, sobre a importância de consumir os alimentos produzidos na propriedade, bem como da importância de consumir mais as plantas medicinais pelo fato de ser um método natural de tratamento”.
 É possível dizer que a era consumista, também passou a influenciar no consumo de medicamentos. O brasileiro sempre automedicou-se e sempre adquiriu medicamentos por estes serem um método mais cômodo e rápido, por outro lado a demanda de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos teve um aumento significativo nos últimos anos, e este fato é de muito valia para a época em que o ser humano vive, uma vez que se vem tendo uma preocupação maior sobre qualidade de vida.”Deste modo, a Emater colocou como objetivo esta questão das plantas medicinais, tanto quanto orientação de cultivo, plantio, uso e manipulação para uso caseiro dessas plantas. E é assim que prestamos o total apoio ao projeto, para que todos comecem a se conscientizar e busquem saber sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos,’ declara Luciana referindo-se a parceria que a EMATER tem com o Projeto Saúde Mais Verde. O  Projeto Verde elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde(SMS) e coordenado pelo farmacêutico Luis Fernando Paim, especialista em Farmacologia e Terapêutica.
 Para o responsável técnico da SMS, a utilização de plantas medicinais é tão antiga quanto o surgimento do homem sobre este planeta. Para ele o retorno a prática da fitoterapia é um retorno a estas origens, sendo que essa prática esteve um tanto ofuscada pelo “brilho” por vezes falso dos medicamentos alopáticos convencionais. “O advento do capitalismo e da indústria farmacêutica inundou muitas práticas humanas com vital valor sobre os determinantes da saúde, dentre elas, cabe destacar a supremacia dos produtos transgênicos, o esquecimento da medicina traciona e a seleção de espécies vegetais unicamente voltadas para matar a fome da crescente população mundial sendo que a maioria destas práticas jamais esteve comprometida com melhorias nas condições de vida das pessoas. Com isto, muito se perdeu, inclusive os bens maiores do ser humano a saúde e a vida.”

Ao alcance de todos
Além da retomada do conhecimento sobre as plantas medicinais, o projeto Saúde Mais Verde tem o objetivo  de oferecer via farmácia básica medicamentos fitoterápicos aos pacientes do SUS.  Para Paim,  este  retorno a fitoterapia é um recomeço na história da saúde pública brasileira. “A população parece ter acordado para o fato que os medicamentos alopáticos não são sinônimo de saúde, eles possuem efeitos colaterais, podem ser tóxicos e causar sérios danos ao organismo quando usados inadequadamente,” reforça .
Por outro lado, o uso de chás, ou medicamento fitoterápicos quando feita de forma racional pode alcançar importantes benefícios à saúde. “As plantas possuem poder de cura e esse poder está sendo redescoberto.”
Mas vá com calma, nem todas as plantas são medicinais, por isso  é importante buscar uma  orientação é que se conheça muito bem as plantas que possuem no entorno da residência, através de profissionais habilitados. “Como todos sabemos, existem diversas plantas tóxicas e que por vezes não se conhece, neste caso, a orientação é que sempre antes de cultivar alguma planta desconhecida, que procure ajuda, cerque para que animais e crianças não cheguem próximos, bem como lave muito bem as mãos após mexer em alguma planta suspeita, e principalmente, que nunca coloque na boca, olhos ou narinas, aquilo que não conhece, e em caso de intoxicação que procure imediatamente ajuda médica”
 A oportunidade de uma vida melhor está na natureza, informe-se, cultive e desfrute dos benefícios da fitoterapia.
O CURSO DE FITOTERÁPICOS E PLANTAS MEDICINAIS oferecido pela SMS, com o apoio do governo federal, iniciou no dia 04 de julho e segue até o dia 28 de julho.
Através dos encontros, que duram cerca de duas horas,  os   profissionais  repassam informações sobre o reconhecimento das plantas medicinais, prepara dos chás e tinturas e  como cultivar as plantas em hortas, vasos e  em floreiras, bem como o preparao do solo, este assunto destacado por profissionais da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente.

Comentários