foto: divulgação |
"Estamos mostrando uma opção de aproveitamento do colostro capaz de contribuir com o aumento da renda da família, a silagem de colostro, tecnologia desenvolvida pela Emater. Assim, o colostro que seria descartado é utilizado na alimentação da terneira, enquanto o leite que alimentaria o animal pode ser comercializado", salienta o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Leandro Ebert. Ele também fornece informações sobre a criação da terneira, envolvendo alimentação, criação no campo através do uso de uma bezerreira/ternereira móvel, feita de madeira e que pode ser construída pelos produtores. "Utilizando a bezerreira o animal já vai se ambientando desde jovem ao clima do campo, estando protegido", comenta Ebert.
Os interessados também recebem informações, repassadas por pesquisadores da Embrapa, sobre planejamento forrageiro, manejo e conservação do solo, confecção de silagem, bem-estar animal e manejo de ordenha. Há exposição de exemplares das pastagens desenvolvidas pela Embrapa e recomendadas pela Emater/RS-Ascar, como a BRS Kurumi e BRS Capiaçu, assim como de novas cultivares de batata-doce e cana-de-açúcar.
O Rural Show segue até o próximo domingo (10/07), no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. O evento promovido pela Emater/RS-Ascar, Cooperativa Piá e Prefeitura Municipal tem entrada gratuita e os portões ficam abertos das 9 às 18 horas.
Durante os quatro dias da feira também acontecem oficinas sobre o cultivo de orquídeas, filetagem de peixes e desossa de aves e são disponibilizadas informações sobre o cultivo em substrato, enxertia do tomateiro, galinheiro móvel, secagem e armazenagem de grãos, controle da mosca-das-frutas, piscicultura, hidroponia, sistemas de irrigação localizada, adequação ambiental da propriedade (CAR), Programa Municipal de Fitoterapia na Atenção Básica à Saúde de Nova Petrópolis, insumos agrícolas, apicultura, meliponicultura e energias alternativas.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Comentários
Postar um comentário