Zenaide: profissão motorista

No RS o número de mulheres motoristas está em torno de 1.580.837, segundo dados do o DENATRAN.  Este número está estavel desde o ano de 2015.  Foto: Marilita Calgaro Scapinelo


O dia dela começa nos primeiros raios de sol. O trabalho requer cautela e segurança. Algo que ela demonstra, em suas palavras calmas e o olhar fixo na estrada. Zenaide, motorista profissional condutora de ônibus de transporte de trabalhadores, neste dia, uma quinta-feira do mês de julho, finalizou o terceiro itinerário do dia. Agora, aguardará mais algumas horas para realizar a última viagem por volta das 17h20min e assim, concluir a jornada de trabalho e permanecer com a família para seu descanso merecido e para no dia seguinte reiniciar a rotina do trabalho como motorista de ônibus.

São dez anos, que a rotina de Zenaide Benetti é esta! A motorista que todo dia sente nas costas a responsabilidade de transportar operários de diversas empresas de Antônio Prado, lembra muito bem do dia em que trocou a Kombi pelo ônibus de quase 40 lugares. “No dia 31 de julho completo 10 anos nesta profissão. Sempre lembro do dia em que os passageiros vieram comigo pela primeira vez”. Esse dia não foi inesquecível somente para Zenaide, a passageira Marlise Bertelli, estava lá e conta: “muitos olhavam torto, com desconfiança. Com os olhos cumpridos, mas logo viram que ela era boa de volante. Você vai ver quando ela entrar nas ruazinhas que temos que passar”.

Mesmo passados os dez anos, atualmente a estranheza continua, mas a direção cautelosa de Zenaide, acabou conquistando aos poucos os passageiros desconfiados de suas habilidades: “Primeiro dia estranhei! Já a havia visto. Mas depois, percebi que ela dirige melhor que muitos homens, até mesmo do próprio marido”, registra Holiver Cappelletti, que faz cerca de três meses que utiliza a linha para chegar ao trabalho. A confiança de tê-la como motorista é compartilhada também pelo Dirceu Dalla Bona e do Eder Gamba, que compartilham a mesma impressão sobre a habilidade de Zenaide no volante. “Ela dirige muito bem, e ainda é cuidadosa e tranquila no transito”.

A necessidade e a vontade fizeram de Zenaide uma motoristas de ônibus, mas a sua postura ao volante faz render elogios e respeito. Isso mostra que indiferente do gênero, para ser um bom motorista precisa: “dirigir sem pressa, com cautela e cuidar ao máximo”. Pois como Zenaide conclui “Sou responsável pela vida de mais pessoas e gosto dessa profissão”.

Comentários