Entre pai e filho a cumplicidade é única

Ambos adoram cavalos.. Fotos arquivo pessoal 
 Vivemos em um mundo de diversidades, hoje é muito fácil encontrar pais que participam ativamente da criação de seus filhos e também um número expressivo de pais que criam seus filhos sem a presença da mãe. Essa ausência de mãe, pode ser por diversas razões, as mais comuns são a separação ou morte, fazendo assim os pais assumirem toda a responsabilidade da criação de seus filhos.

Segundo relatório, State of the World’s Fathers ( O Estado dos Pais do Mundo) publicado pelos ativistas MenCare, com 288 páginas e quase 700 estudos analisados em todo o mundo, “Quando os homens assumem um papel de ‘cuidador’, pesquisas mostram que o envolvimento do pai afeta a criança da mesma forma que o envolvimento da mãe. O envolvimento dos pais foi ligado a um maior desenvolvimento cognitivo e melhor desempenho da escola, mais saúde mental para meninos e meninas e taxas menores de delinquência entre os filhos”, afirmou o relatório.

Fomos em busca de um pai que assumiu o dia a dia como ‘cuidador’. Encontramos Adroaldo Dotti, 36 anos, morador da localidade de Morro Grande em Muitos Capões. Nascido em Vacaria, Adroaldo é pecuarista e domador de cavalos, tem um filho de 15 anos que se chama Wandryck Carraro Dotti e após o divórcio com guarda compartilhada assumiu a responsabilidade de cuidar de seu filho desde que o menino tinha 12 anos de idade.

Questionado a respeito das atividades diárias em casa e na escola, Adroaldo diz: “Sempre acompanhei meu filho desde que nasceu, depois da separação passei a frequentar mais as reuniões de pais na escola, de certa forma era divertido ver as expressões surpresas de mães e professoras em ver um pai participando da reunião, sendo que, a maioria eram mulheres.

A respeito da fase da adolescência onde a maioria dos jovens passam por situações de conflito com os pais, Adroaldo diz: “tenho orgulho de dizer que não tenho conflitos com meu filho Wandryck, converso muito, sobre tudo, estou sempre de olho nele, orientando e fiscalizando as tarefas que são deveres que ele tem que executar conforme nosso combinado, e na escola eu sempre incentivei ele a estudar, porque a vida no campo não é uma tarefa fácil, digo que não vale a pena ele levantar tão cedo para ir mal nos estudos, pois todas as manhãs ele levanta as 4:30h. para ir na escola. Hoje estou machucado devido a um acidente de trabalho e quem está cuidando de tudo é ele. Wandryck sempre gostou da lida do campo e se mostrou interessado em aprender tudo, agora está interessado em aprender a domar os cavalos também. Estou orgulhoso em ver a evolução do meu filho.”

Perguntamos para Adroaldo contar um pouco sobre a paixão por cavalos que pai e filho compartilham, e ele responde: “somos loucos por bichos, principalmente cavalos e rodeios, temos cumplicidade no trabalho e na diversão, ele sempre gostou de ver o meu trabalho com as domas e está se mostrando interessado em aprender tudo.”

Perguntamos a Wandryck sobre como ele se sente vivendo livre, no campo, trabalhando com o que gosta e sendo criado pelo pai, sem a presença da mãe no seu dia a dia. E ele respondeu: “ Vejo minha mãe todo o final de semana, mas viver no campo me dá a sensação de liberdade, me sinto livre de verdade sobre o lombo de um cavalo, a vida aqui é tranquila, e a cumplicidade entre meu pai e eu é única”.

Comentários