Escolas Família Agrícola apresentam balanço de ações executadas com apoio da SDR

"Esse projeto é de desenvolvimento e transformação", afirmou o secretário da SDR,
Tarcisio Minetto - Foto: Divulgação SDR


Um panorama sobre as ações do 'Projeto Juventudes do campo: Saberes da Terra Projetando o Futuro' foi apresentado pela Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que apoiou a iniciativa em 2016. A SDR aplicou R$ 440 mil no projeto, para uma série de atividades, envolvendo mais de 300 jovens, de 23 municípios, entre egressos e estudantes em formação. "Esse projeto é de desenvolvimento e transformação", afirmou o secretário da SDR, Tarcisio Minetto. "E isso significa transformar as condições de trabalho e de produção, e acreditamos que o compartilhamento de ações entre poder público, escolas e famílias é o caminho para a permanência dos jovens no campo."

Por meio da pedagogia da alternância (teoria na escola e prática na propriedade, em períodos alternados), as Escolas Família Agrícola (EFAs) promovem o debate e a formação de jovens agricultores familiares. Em 2016, mais de cem oficinas de capacitação foram desenvolvidas pelo projeto, abordando temas como a segurança e soberania alimentar, diagnóstico das unidades de produção familiar e elaboração de projetos para a diversificação produtiva, com foco no acesso aos programas de aquisição de alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O convênio da Agefa com a SDR permitiu visitas às famílias dos jovens rurais para avaliar o desenvolvimento das atividades da propriedade e o envolvimento da família na implantação e continuidade do projeto. As escolas também produziram materiais de divulgação, encontros de formação e promoveram visitas de intercâmbio a propriedades, entidades ou grupos de referência em produção de base ecológica no estado.

Outra atividade foi um intercâmbio de âmbito nacional, levando gaúchos a conhecer e trocar experiências de produção de base ecológica nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Espírito Santo, Maranhão, Bahia e Pernambuco.

"Reconhecemos imensamente o esforço que houve por parte da SDR para que esse projeto tivesse sucesso e, graças a esse esforço, vamos conseguir concluir nossas metas dentro do ano letivo, fortalecendo as EFAs", destacou o secretário executivo da Agefa, Adair Pozzebon. Confome Pozzebon, os jovens interessados em ingressar nas EFAs devem se inscrever na secretarias das escolas. Os pré-requisitos são ter concluído o Ensino Fundamental e ser filho de agricultor(a) familiar.

Também participaram da reunião o diretor de Agricultura Familiar e Agroindústria da SDR, Dionatan Tavares; o assessor especial da SDR, Osmar Redin; o presidente da Agefa, Elton Hein; e representantes das três EFAS participantes do projeto, das regiões do Vale do Rio Pardo (Efasc, com sede em Santa Cruz do Sul), Centro-Serra (Efasol,de Vale do Sol) e Serra Gaúcha (Efassera, de Caxias do Sul).

Comentários