“Antônio Prado precisa unir suas lideranças políticas e sociais para criar um plano de desenvolvimento”

Foto: Reprodução Facebook

Por: Marilita Calgaro Scapinelo 

Com a proposta de Unir para Construir, Juarez Santinon (PMDB) e vice-prefeito, Carlos De Nardi (PMDB), foram eleitos no dia 02 de outubro deste ano, com 4.391 votos válidos, ou seja 48,73% dos votos válidos. Após 50 dias a eleição, entramos em contato com o prefeito eleito Juarez para uma entrevista, a qual você poderá conferir a seguir, em que fala sobre a vitória da coligação e o início dos trabalhos de transição.
Primeiramente vamos conhecer um pouco mais de Juarez Santinon. Ele tem 42 anos, casado, pai de 3 filhos. Nasceu e cresceu na Linha 2 de Julho, interior de Antônio Prado, onde trabalhou ao lado dos pais e do irmão na agricultura. Na vida pública participou do processo eleitoral pela primeira vez em 2000, quando concorreu a vereador. Nomeado subprefeito de Santana em 2006. Em 2008 foi eleito vereador pelo PMDB com 821 votos, sendo o vereador mais votado naquele pleito. Santinon foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores de Antônio Prado, por duas gestões, em 2009 e 2010. Após o governador José Ivo Sartori assumir a administração do Estado, Santinon assumiu a presidência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), cargo que deixou em junho deste ano para concorrer ao pleito de outubro.

Confira a entrevista.


Há quatro anos fostes candidato a prefeito, mas perdeu pelo atual prefeito. O que mudou em termos de estratégias para chegar a vitória na eleição de 2 de outubro?
“A estratégia continuou sendo a mesma, falar a verdade e ouvir a pessoas. Acredito que é isso que deve ser feito tanto na campanha, como na administração pública e na vida pessoal. Não há mais espaço para promessas eleitoreiras ou ataques pessoais. A honestidade e a verdade devem estar sempre em primeiro lugar.”
Toda a sua equipe de campanha contava com uma vitória, mas imaginavam com uma diferença de mais de 1,3 mil votos?
“Desde o início da campanha fomos muito bem acolhidos pelo povo pradense, e isso nos passou muita confiança para continuarmos cada vez mais fortes e unidos na nossa caminhada.  Perdemos nosso companheiro Ulisses Pasa na última semana do pleito eleitoral, o qual também foi de suma importância para essa expressiva vitória. Em nenhum momento achamos que a eleição estava ganha e acredito que foi esse sentimento, aliado ao árduo trabalho de todos candidatos de nossa coligação e o empenho de todos os que estavam conosco nessa caminhada que nos fez alcançar essa diferença de mais de 1,3 mil votos.”
O trabalho de formação da equipe que irá auxiliá-lo a partir de 1º de janeiro de 2017 já iniciou? Se sim, pode adiantar algum nome?
“Os trabalhos já se iniciaram, e estamos buscando pessoas qualificadas e competentes que se comprometam a trabalhar em prol de Antônio Prado e que estejam sempre dispostas para ouvir as necessidades da população pradense e prestar um serviço de qualidade e humanitário a todos sem distinção.”
Em sua campanha eleitoral, tinham como tema “Unir para construir”. Podes nos antecipar de que forma colocará isso em prática?
“Como já havia dito na campanha eleitoral, é imprescindível deixarmos de lado qualquer problema ou diferença partidária, só assim com o apoio de todas aquelas pessoas que buscam sempre o melhor para Antônio Prado, iremos unir forças para construir um Antônio Prado melhor de se viver, alavancando o crescimento de nosso município. Também é imprescindível estarmos atentos e ouvirmos a nossa população pradense.”

Já tiveram um primeiro contato com a administração atual para iniciar o processo de transição? Se sim, Como avalias? Caso não, há data marcada e como espera que seja?
“Já tivemos uma primeira conversa com o atual prefeito, o Sr. Nilson Camatti e já enviamos através de ofício todos os questionamentos ao Prefeito. Agora estamos aguardando as respostas oficiais da administração para que possamos começar a fazer uma análise da situação da Prefeitura e começarmos a organizar nosso governo com base nos levantamentos feitos.”
A sua atuação junto ao Governo do Estado, no caso da fundação, o que lhe ajudará na sua atuação como Prefeito?
“A passagem como presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social além de proporcionar uma grande experiência na área da administração pública proporcionou grandes vínculos com gestores e lideranças estaduais e também nacionais. Tenho a certeza de que esses contatos poderão nos ajudar com bons exemplos para serem aplicados em nossa administração como também na busca de recursos para o nosso município.”

Antônio Prado, em comparação aos municípios vizinhos, está ficando para trás em seus quase 115 anos, não apresenta um planejamento em longo prazo, carece de infraestrutura. Como pretende trabalhar para, pelo menos, iniciar uma trajetória de desenvolvimento?
“Antônio Prado precisa unir suas lideranças políticas e sociais para criar um plano de desenvolvimento a longo prazo, é o que todas as cidades em desenvolvimento fizeram, e é o que juntamente com todas lideranças positivas da sociedade pradense, com as entidades e a população de Antônio Prado vamos fazer.”
Como atuará o Prefeito Juarez a partir de 1º  de Janeiro de 2017?
“Junto com minha equipe de trabalho atuaremos como prestadores de serviços, administradores e gestores públicos. Ouvindo as demandas do nosso povo para tomar as decisões mais importantes e necessárias para o bem-estar da população e o crescimento ordenado de Antônio Prado, com união, respeito, trabalho, eficiência e transparência.
Quanto ás obras em atual desenvolvimento não tenho informações suficientes para lhe responder se serão concluídas ou não, isso cabe ao atual prefeito responde-la.”


Comentários