Encontro Municipal de Fitoterapia encerra o Projeto Saúde Mais Verde



A Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado promove hoje, a partir 14 horas, no salão da Gruta, o Encontro Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos. O evento tem por objetivo promover mais uma capacitação sobre plantas e fitoterápicos. Além disso, será encerrado a primeira etapa do Projeto Saúde Mais Verde. Com isso, 320 pessoas que já realizaram a primeira etapa do curso de fitoterapia irão receber o certificado de participação.

Durante o encontro também serão entregues mudas e sementes de espécies selecionadas e certificadas, cartilha com orientações sobre o cultivo e a utilização, juntamente com a bolsa ecológica.



Projeto Saúde Mais Verde

O projeto Saúde Mais Verde foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de Antônio Prado e tem financiamento próprio do Ministério da saúde. Contemplado através do Edital N.º 2 SCTIE/MS, de 24 de agosto de 2015, destina-se ao apoio à assistência farmacêutica em plantas medicinais e fitoterápicos no âmbito do SUS.

Com isso, o Município de Antônio Prado recebeu do Ministério da Saúde R$ 80.446,00 para investir nos eixos de capacitação e dispensação de fitoterápicos junto à População Pradense.

Com o recurso será possível ampliar a farmácia com drogas naturais. Serão comprados 10 fármacos, entre capsulas, chá medicamento e xarope. Sendo eles de diferentes espécies vegetais: Hipérico, Castanha da Índia, Ginkgo, Bolbo, Hera, Alecrim, Camomila, Calendula, Salvia, dentre outros.

No entanto, o foco da Secretaria Municipal da Saúde não está somente no fornecimento da droga vegetal. E sim, na promoção, na proteção e na recuperação da saúde.

“Pensando assim, investimos na educação em saúde. Para isso, realizamos 20 cursos, incluindo as comunidades e bairros, sobre a utilização correta das plantas medicinais. Os cursos foram realizados com o objetivo de promover a recuperação do saber popular, fazendo a reciclagem, a lapidação e a produção de conhecimento”, disse a secretária Celica Vebber.

Participaram 320 mulheres e 14 homens. O projeto de fitoterapia – Saúde Mais Verde - não visa à substituição dos tratamentos convencionais já oferecidos pelo município, e sim, objetiva oferecer uma nova alternativa terapêutica a População Pradense.

Comentários