Central Cresol Sicoper realiza seminário estratégico




Para debater sobre os principais desafios do Cooperativismo de Crédito Solidário em tempos modernos, bem como suas inovações e mudanças na gestão, a Central Cresol Sicoper promoveu mais um seminário estratégico. O encontroaconteceu de 06 a 08 de dezembro, no Farina Park Hotel, em Farroupilha – RS, e reuniu cerca de 100 dirigentes e coordenadores do Sistema, além de convidados.
De acordo com o Diretor-Presidente da Central Cresol Sicoper, Gelson José Ferrari, o seminário vem de encontro com o projeto de cooperativismo que está sendo construído com foco nas pessoas, fortalecendo a proximidade e os sentimentos de pertença, pois os cooperados são os donos, os responsáveis pelas ações. “Logo, enquanto o capitalismo prioriza o crescimento de poucos, as cooperativas possuem a função de promover o desenvolvimento de forma horizontal, incluindo muitas pessoas como atores do processo”, descreve Ferrari.
O evento contemplou a análise da atual conjuntura política e econômica do país, coordenada pelo Consultor na Área de Finanças, Gilson Bittencourt, e o poder de ação das cooperativas em tempos modernos, ministrado pelo representante da Cecosol/Desjardins, Jean Bergevin, e pelo representante da Área de Crédito do BNDES, Diogo Veras. Além disso, houve a entrega de placas de reconhecimento a todas as Cooperativas Singulares, em prol do credenciamento como agentes financeiros do BNDES, e o lançamento do novo portal da Central Cresol Sicoper e de suas Cooperativas.
Para enriquecer, cada vez mais, os debates, o encontro apresentou experiências cooperativistas nacionais e internacionais, a exemplo do Sistema Desjardins, da empresa de Laticínios Santa Clara, da Vinícola Garibaldi e das Cresóis Curitibanos, Erechim, Humaitá e Witmarsum. De acordo com Bergevin, há muito pontos positivos e fortes, mas há ainda pontos para serem melhorados nos dois sistemas. “Queremos passar tudo o que já aprendemos ao longo de nossa trajetória para auxiliar na consolidação do cooperativismo de crédito e, especialmente, da Central Cresol Sicoper. Não temos uma fórmula, mas acreditamos que o compartilhamento de informações e experiências contribui para o fortalecimento de ambos”, explica.
Por fim, o evento teve debates internos e construção do planejamento estratégico para 2017. Para o Diretor da Cresol Erechim e participante do seminário, Carlos Cupercini, estes seminários estratégicos referendam a importância de atender o presente e projetar o futuro. “Principalmente nós, que estamos a frente das cooperativas, precisamos estar próximos de nossos cooperados hoje, mas planejar as ações de amanhã. Só assim vamos conseguir aprimorar os trabalhos e avançar, principalmente nas questões técnicas e operacionais”, afirma.
_________________________
Assessoria de Comunicação da Central Cresol Sicoper

Comentários