Foto: Divulgação |
Conforme descreve o Diretor Comercial da Cresol Sicoper, Claudio Risson, buscou-se dar aos participantes, em sua maioria assistentes operacionais de crédito das Cooperativas Singulares, uma visão sistêmica em relação ao crédito rural e as políticas internas de crédito, as quais envolvem contratação, controles e monitoramento. “A proposta é manter conformidade e desempenho socioeconômico, o que reflete que o crédito rural possa dar aos associados equilíbrio, desenvolvimento e renda, como também possa manter eficiência para a nossa instituição financeira”, salienta Risson.
Em sua apresentação, Guadagnin abordou o MCR, focando principalmente a correta aplicação do crédito rural e controles, e as responsabilidades da instituição financeira neste fluxo. Destacou, ainda, a necessidade de haver relacionamento com assistência técnica e com os cooperados para qualificar os projetos e atender aos objetivos do crédito rural que são melhorar as condições e a renda dos tomadores de crédito. Já os representantes do BNDES fizeram uma apresentação sistêmica, relatando como é a relação da instituição com os agentes financeiros e os critérios para a operacionalização. Salientaram que o BNDES executa as normas e os programas do Governo Federal, bem como as normas do MCR, e que isso norteia o acompanhamento das operações.
Para o funcionário da Cresol MS, Adriano Antonio Zilles, a atividade foi muito produtiva pela troca de informações e pela percepção do quanto vamos evoluir enquanto instituição com o início das contratações com o BNDES. “A felicidade com que recebemos essas informações e do quanto será importante para agilizar as liberações, permite vislumbrar mais eficiência para que os nossos associados ganhem em competitividade e rentabilidade. No entanto, será preciso fazer um trabalho sério e consciente para que possamos cada vez mais solidificar essa parceria, que é muito vantajosa para a Cresol, seus colaboradores e associados”, finaliza.
O coordenador do DECOM, Maicon Tiago Mistura, descreve que com a participação da equipe do BNDES foi possível aprofundar sobre o formato de acompanhamento do BNDES nos três pilares: jurídico, financeiro e físico. Salienta que a equipe do DECOM está na fase final de ajustes nos sistemas para abertura das contratações, que estão previstas para iniciar na próxima semana.
Comentários
Postar um comentário