Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini |
Atividades alusivas aos 105 anos da Santa Clara, a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil, contaram com a participação do governador José Ivo Sartori e da secretária Maria Helena Sartori neste domingo (12) em Carlos Barbosa. A marca representa renda para 12 mil pessoas indiretamente, congrega 3,3 mil produtores de leite e emprega 2 mil funcionários, em mais de 100 municípios gaúchos.
Sartori exaltou o cooperativismo, que tem como berço o Rio Grande do Sul e significa a força do trabalho, do engajamento e da união. "É um importante motor da nossa economia. Por isso formalizamos no governo um grupo de fomento ao setor, que possa ajudar cooperativas a investir na ampliação e na criação de novos negócios no estado", destacou, ao homenagear as famílias com a entrega de um brasão do Rio Grande do Sul à diretoria da Santa Clara.
Cerca de mil pessoas lotaram o salão paroquial de Carlos Barbosa, na Serra, em recepção organizada pelo presidente da Cooperativa, Rogério Bruno Sauthier, com a presença do prefeito Evandro Zibetti e dos secretários estaduais Tarcísio Minetto, do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, e Ernani Polo, da Agricultura, Pecuária e Irrigação.
O presidente da Cooperativa agradeceu a presença do governador. "É uma alegria para nós ter um líder de Estado prestigiando o trabalho das famílias. Sabemos de sua índole, Sartori, e és bem parecido conosco, por suas raízes, origem humilde e honestidade. Falam em dificuldades, mas eu sou daqueles que acredita que cada um tem que fazer a sua parte. Trabalhar pela coletividade é algo que nos gratifica", salientou Sauthier.
O diretor administrativo-financeiro da Santa Clara, Alexandre Guerra, reforçou a importância do apoio do governo do Estado ao setor cooperativista. "Temos orgulho de sermos gaúchos porque temos um governador diferenciado. Um homem de coragem, que tem enfrentado de tudo para fazer as mudanças necessárias. Nós, da Santa Clara, temos valores que começam lá na propriedade e seguem até a indústria. O que temos em comum, governador, é a transparência", finalizou.
Grupo de fomento
Facilitar o acesso das cooperativas a programas de financiamento e de fomento do governo do Estado é o objetivo do Grupo de Fomento ao Setor Cooperativista lançado em fevereiro pelo governador. Fruto desse trabalho, foram assinados três protocolos de intenções com cooperativas: a Santa Clara, a Cosuel e a Tritícola Frederico Westphalen. Juntas, a estimativa de investimento é de R$ 226,7 milhões e a geração de aproximadamente 480 empregos diretos.
O grupo é formado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro/RS); a Organização das Cooperativas do RS (Ocergs); e as secretarias do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo; da Agricultura, Pecuária e Irrigação; e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O grupo tem ainda o apoio da Secretaria da Fazenda, Banrisul, BRDE e Badesul. A busca de alternativas e o diálogo com o setor começaram em 2016, com um seminário em que o governo do Estado apresentou as ferramentas de investimento do Rio Grande do Sul.
Cooperativa Santa Clara
Investimento: R$ 130 milhões
Empregos diretos: 145
Previsão de início das operações: junho de 2018
Fonte: SECOM Piratini
Comentários
Postar um comentário