Assuntos relacionados à produção de uva são tratados em Nova Roma do Sul e Santa Tereza

Foto: Divulgação 
Emater/RS-Ascar, Sicredi, Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nova Roma do Sul promoveram, na última quarta-feira (26/04), um curso de Boas Práticas de Manutenção e Manuseio de Máquinas Agrícolas, com a Lavrale, e uma palestra com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Enio Todeschini, sobre manejo do vinhedo e controle das podridões dos cachos. A atividade, realizada no salão da comunidade de Linha Fagundes Varela contou com a participação de 90 pessoas. 

Todeschini enfocou as medidas preventivas para evitar a ocorrência de glomerela (podridão da uva madura), botrytis e podridão negra, que causam perdas quantitativas e qualitativas na produção de uva. Entre essas medidas estão a racionalização do uso de adubos nitrogenados, a manutenção ou introdução de plantas de cobertura do solo, a coleta e destruição dos frutos atacados da safra anterior, além dos tratamentos de inverno e manejo das podas seca e verde.

E na quinta-feira (27/04), na comunidade de Nossa Senhora da Pompeia, no município de Santa Tereza, 45 pessoas participaram de um Dia de Campo promovido pela Emater/RS-Ascar, com o apoio do Sicredi. Estiveram presentes o prefeito Gilnei Fior e o secretário da Agricultura Ernani Michelon. 

Pela manhã, Todeschini tratou do comportamento das variedades de videiras aos tratamentos fitossanitários. À tarde, na propriedade do agricultor Vanderlei Berra, o agrônomo abordou o manejo, benefícios, espécies e época de semeadura das plantas de cobertura do solo nos vinhedos. Outro assunto destacado foi a poda antecipada dos parreirais, que é feita de meados de abril ao final de maio, com o objetivo de ampliar o período de poda seca, aproveitando a escassa mão de obra qualificada e diminuindo a sobrecarga de atividades que os viticultores tem no final do inverno. Todeschini explicou sobre as variedades que podem ser submetidas a essa prática, a forma e intensidade da poda, bem como os cuidados, riscos e benefícios da poda antecipada. 

Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul 

Comentários