Modernização da pecuária de corte é tema de reunião em Porto Alegre

Secretário reuniu entidades para discutir o programa - Foto: Eduardo Oliveira


O secretário da agricultura, pecuária e irrigação, Ernani Polo, reuniu entidades do setor animal para discutir o objetivo da Seapi de modernizar a pecuária de corte gaúcha, setor de grande relevância para a economia, tendo em vista que 70% do rebanho estadual é destinado a este fim. A reunião foi realizada na manhã de hoje (5), na sede do BRDE e contou com a presença do presidente da instituição, Odacir Klein.
Representantes de entidades e de indústrias debateram sobre formas para alavancar a produção de carne gaúcha, valorizando sua qualidade com agregação de valor.
Foi discutida a criação de uma agência ou centro de inteligência da carne, coordenado pelo setor privado, instrumento que trabalharia aspectos gerais para modernização da pecuária de corte. Entre os assuntos discutidos está a criação do selo de qualidade da carne gaúcha, cujo objetivo é garantir qualidade e agregar valor à carne que, de acordo com o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, “em virtude do clima propício para várias raças, é uma das melhores do mundo.
Outra demanda a ser discutida dentro centro de inteligência será a criação de linhas de crédito junto a instituições bancárias (Banrisul, Badesul e BRDE) que proporcionariam as empresas, especialmente as de pequeno porte, acesso a financiamento para que possam se modernizar.
De acordo com o secretário Ernani Polo, "a agência ou centro de inteligência é importante para que possamos traçar planos para modernizar nossa pecuária de corte, tornando a carne gaúcha ainda mais valorizada e com totais condições de competir dentro do mercado nacional e internacional. O selo comprovaria a qualidade e identificaria nosso estado".
Participaram da reunião o vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, o presidente do Sicadergs, Ronei Lauxen, do superintendente da Unidade de Negócios Rurais do Banrisul, Odir Zalamena, representantes do BRDE, sindicatos rurais, indústrias e produtores.

Postagens mais visitadas deste blog

Outubro Rosa: Gelsi Susin enfrentou o câncer de mama com força e fé

Área no Centro de Eventos será destinada a FAP

Tribunal de Justiça declara inconstitucionais emendas da Câmara de Vereadores de Ipê