Palestra sobre alimentação no Clube Alegria de Viver

Foto: Divulgação 


Extensionista da EMATER Luciana Fagundes destacou o cuidado com o consumo de sal e dos alimentos industrializados.

Com o objetivo de orientar sobre os perigos do consumo excessivo do sal, no mês de julho, a extensionista do Escritório da EMATER de Antônio Prado, Luciana Marion Fagundes da Silva esteve na sede do Clube Alegria de Viver realizando atividades referentes ao Plano Social sobre Segurança e Soberania Alimentar, e teve a oportunidade de contar com um número expressivo de mulheres que fazem parte do grupo.

Luciana ministrou palestra sobre a alimentação saudável, perigos do excesso de sal na preparação dos alimentos, bem como, sobre o perigo do sódio presente em diversos alimentos e temperos industrializados e oficina sobre alimentação saudável com preparo de sal para temperar feijão, um sal para temperar carnes vermelhas, um sal de gergelim (GERSAL), uma torta de temperos e um molho de iogurte com temperos condimentares.

“As dicas repassadas foram de que olhasse no rótulo dos produtos a quantidade de sódio, e escolhessem aqueles que menos o possuem para consumir. Deste mesmo modo, também foi ressaltado sobre a importância de consumir mais plantas condimentares, pois seu uso faz realçar o sabor dos alimentos, e assim faz com que a quantidade de sal utilizada nos preparos dos alimentos também seja diminuída”, destaca Luciana.

Além disso, Luciana frisou os cuidados com a alimentação em geral chamando a atenção para a diversidade de produtos processados e a facilidade em consumi-los colocando a saúde em risco, ficando predisposta a riscos altos de intoxicação. “É importante que se passe a consumir mais frutas e verduras, cuidando para não exagerar também com óleos na preparação dos alimentos, e que sempre procurem ajuda de um profissional habilitado para iniciar uma reeducação alimentar, uma vez que cada organismo reage de uma forma. A equipe da EMATER fica a disposição para eventuais dúvidas, e vem ressaltar que é uma parceira nos assuntos referentes à qualidade, segurança e soberania alimentar da população em geral.”



Comentários