Seminário Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Foto: Luciana Fagundes
No dia 27 de setembro, quarta-feira, no Centro Cultural, foi realizado o Seminário Municipal de Segurança Alimentar de Antônio Prado, coordenado pela Dra. Andressa da UFRGS. A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e do Observatório da Segurança Alimentar e Nutricional. O evento teve parceria da Prefeitura Municipal e EMATER.
O dia contou com palestras que abordaram planejamento de ações que visam contribuir para a segurança alimentar e nutricional nos municípios, com a criação de mecanismos de debates e discussões sobre o tema, entre eles o SISAN, sistema que trabalha as áreas de saúde, assistencial social, agricultura e educação de forma interdisciplinar e alimentação saudável.
Também foram tratados aspectos da legislação, referente a estabelecimentos comerciais e indústrias que trabalham com alimentos. Situações do dia a dia de pessoas comuns, em suas casas, também foram destacadas, sugestões de ações práticas que podem evitar contaminações e melhora da qualidade da alimentação.
Nas oficinas foi realizado o diagnóstico de segurança alimentar e nutricional do município através de discussões e identificação do trabalho de cada setor municipal neste sentido.
Ao final foi realizada a escolha dos representantes do município para fazer o curso de capacitação sobre o SISAN. Quatro pessoas participarão do curso, entre elas a extencionista da Emater, Luciana Fagundes. Para ela a ação foi um “passo muito importante para a melhoria da qualidade de vida dos pradenses, e através desta esperam desenvolver uma orientação técnica ainda mais qualificada para o meio rural.”.
Participou do seminário lideranças e representantes dos setores ligados a alimentação: saúde, educação, agricultura e assistência social.

Comentários