Governo do Estado autoriza inicio da pavimentação das ERS 437 e ESR 448

foto:Luiz Chaves/Palácio Piratini

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

Demanda histórica foi celebrada pela importante conexão da estrada com centro do país.


Os prefeitos de Antônio Prado e de Nova Roma do Sul, Juarez Santinon e Douglas Pasuch respectivamente, vereadores e líderes ligados ao partidos, vereadores dos dois municípios acompanharam na segunda-feira, 9 de outubro, a cerimônia de autorização da obra de pavimentação de 14 quilômetros no entroncamento das rodovias ERS-437 e ERS-448, entre Antônio Prado e Nova Roma do Sul. Aguardada há décadas pela comunidade pradense e dos municípios vizinho, a obra vai beneficiar o escoamento da produção agrícola, com acesso para o centro do país, e estimular o turismo regional. São mais de R$ 14,1 milhões em recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), da Receita Federal, e do Tesouro do Estado.

A Matt Construtora é a empresa vencedora da licitação, iniciada em maio desse ano, e a execução da obra será feita pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). A vigência começa a valer na quarta-feira 11 de outubro, com prazo de 24 meses para os serviços.

O governador José Ivo Sartori enfatizou que sempre agiu com cautela sobre este anúncio por se tratar de uma rodovia historicamente importante para o Estado pela ligação com São Paulo. "Tenho certeza que a estrada, como era antes, não tinha como continuar. Sempre fui da cautela, da responsabilidade, e disse que só iríamos anunciá-la quando tudo estivesse garantido. Esse dia chegou", afirmou.

"A região Nordeste é de grande produção que precisa e recebe uma atenção especial. Estamos concretizando ações que há muitos anos são sonhadas. Cumprimos assim a missão de fazer desse estado um lugar melhor de se viver", explicou o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.

O prefeito de Antônio Prado, Juarez Santinon, reforçou a importância histórica do asfaltamento. "Essa é uma das estradas mais antigas do estado, que liga a capital ao centro do país. O sentimento desse ato é de justiça e de reconhecimento da relevância que ela tem para o desenvolvimento do Rio Grande. Sabemos das dificuldades que o Estado passa e agradecemos à equipe da gestão estadual pela condução que vem fazendo de fazer mais com menos", disse.

O prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch, ressaltou que a obra "é um sonho e será um marco para o município e região".

Além do governador, assinaram a ordem de início o representante da empresa vencedora da licitação, Douglas Matt; os secretários do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori e da Fazenda, Giovani Feltes; o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti; e os deputados Pedro Simon, Vilmar Zanchin, Álvaro Boessio e Sérgio Turra.

Comentários