Seminário Estadual de Gestão Sustentável destaca caso da família Tolardo

 
Foto: Divulgação 
Com o objetivo de apresentar as principais ferramentas, estudos de casos e os resultados do primeiro ano do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, a Emater/RS-Ascar e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) realizaram um seminário estadual, no dia 24 de outubro, no auditório da Instituição, em Porto Alegre.
 Um dos casos apresentados foi da família Tolardo de Antônio Prado que através do programa conseguiu aumento da renda em 330%. Eles mudaram o perfil da propriedade que antes era de hortifrútis e iniciaram na produção de morangos cultivados em substrato. O agricultor Maicon Tolardo destacou que já no primeiro ano, com 14 mil mudas plantadas tiveram um retorno bastante significativo na renda agrícola.  Outro destaque ressaltado por Maicon foi de que o irmão, que antes trabalhava na cidade, retornou para casa a fim de auxiliar com mão de obra na produção.
O programa também é uma ferramenta para que os técnicos possam dar uma melhor orientação sobre cultivo, manejo de pragas e doenças, e diversificação da produção, sendo este último o que tem gerado mais garantias à sustentabilidade da propriedade, frente a forte queda de produção que algumas culturas vêm sofrendo em razão da mudança climática.


Maicon foi acompanhado pelo chefe do escritório Neudi Balancelli e pela extensionista Luciana Fagundes. 

Comentários