Imagem: Marilita Calgaro Scapinelo/Vida no Campo |
A sessão ordinária especial do Projeto Aluno Cidadão realizada na terça-feira, 21 de novembro, na Câmara de Vereadores de Antônio Prado, em que representantes das oito escolas de Antônio Prado vivenciaram a experiência de serem vereadores por um dia, conduzindo uma sessão como “legítimos vereadores”, demonstrou aos presentes uma preparação muito além de um simples ato de despertar o interesse pela política e de contribuir para a formação de futuras lideranças.
O tema desse ano foi o “Esporte como Inclusão Social” com o objetivo de mostrar aos estudantes, que ele melhora a vida das pessoas. Mas o projeto foi além. Mostrou que a solidariedade, a união, a tolerância, a igualdade devem ser praticadas todos os dias, bem como a ajuda mútua. “Oportunizamos os participantes do programa a apresentação de sugestões para solucionar problemas que afetam o município, entidades ou grupos sociais. Foram 22 encontros de formação,” destaca o coordenado do projeto o assessor legislativo e estudante de pedagogia, Guilherme Borges Rachel, ao qual não faltaram elogios e agradecimentos por parte dos alunos participantes do Aluno Cidadão. “Agradecimento especial ao Guilherme que sempre esteve ao nosso lado e disposto a nos auxiliar em tudo que foi necessário”, disse a vereadora Laura Scopel Matzenbacher.
Os vereadores e suplentes da sessão do Aluno Cidadão, juntamente com o professor João Carlos Lovatel, registraram uma indicação ao poder executivo. Solicitaram através do documento que a administração pública realize reformas completas nos espaços de esportes da cidade, distribua material de qualidade nas escolas, entre outros itens.
A sessão foi presidida pelo aluno Túlio Furlan Baldin (Escola Irmão Irineu). Ele teve como integrantes da mesa Lucas Guarese Rigo (APAE-AP), como vice-presidente, e Savane dos Santos de Oliveira (Escola João XXIII) como secretária da mesa. Demais vereadores foram: Gabriela Dutra de Souza (Escola Nossa Senhora Aparecida), Júlia Giulian (Colégio Ulisses Cabral) Micaela Carra Panisson (Escola Santana), Gabriela Araldi Borges (Escola Narciso Verza), Laura Scopel Matzenbacher (Escola Interativa), Miguel Cavazzola Pontel (Escola Narciso Verza) e Gabriel Guglielmin (Escola Irmão Irineu). Vereadores Suplentes: Wesley Eduardon Vicente da Silva (Colégio Ulisses Cabral), Cassiane Turchetto Ditadi (Escola Santana) Matheus D. Terribile (Escola Interativa) Bruna Fernandes Felício (Escola Nossa Senhora Aparecida) e Claiber de Mello Leite (APAE-AP).
Principais trechos das manifestações dos Vereadores do Projeto Aluno Cidadão.
“Através do nosso tema “Esporte como inclusão Social” percebemos uma oportunidade de inserir as pessoas no meio social, buscando uma vida mais saudável, onde não apenas se faz importante a atividade física, mas principalmente, a capacidade de unir povos e amenizar as diferenças. ”(Laura Scopel Matzenbacher)
“O Esporte é muito importante para a nossa saúde e para o nosso bem-estar. É um poderoso meio de inclusão social, capaz de transformar vidas. Muitas vezes, também é uma ferramenta de progresso e, consequentemente, de redução de desigualdade. Auxiliando a inclusão de pessoas socialmente desfavorecidas. Prova disso são os vários atletas que tiveram sua existência marcada pela fome e pela violência transformada através do esporte. A prática do esporte auxilia, tanto no físico e mental, quanto no processo de construção moral do ser humano. (Savane dos Santos de Oliveira)
“Todas as atividades se focaram no tema do projeto “Esporte como inclusão social”. O tema escolhido para o projeto aluno cidadão deste ano é muito pertinente. Muito se fala, mas precisamos integrar e conhecer cada vez mais o assunto inclusão, além de termos atitudes que possam ajudar os que mais precisam ou que tenham alguma necessidade especial. Hoje posso dizer que o esporte pode ser instrumento de inclusão social e que a inclusão pode se dar através do esporte. Quero dizer que, gostei muito de ter participado deste projeto, onde me sinto mais preparada e comprometida com a comunidade pradense” (Micaela Carra Panisson)
“Visitar a APAE nos fez entender que, na verdade, somos todos iguais, que o esporte apaga as diferença e que a alegria de brincar é igual em todas as pessoas.” (Gabriela Dutra de Souza).
“Quero agradecer a APAE pela oportunidade que me deu em poder participar do Projeto Aluno Cidadão. Agradeço o apoio das empresas, academias, Pépi, e a Câmara de Vereadores. Também agradeço o apoio da minha família, minha mãe Terezinha, meu pai Luiz Carlos e meu irmão Rodrigo, e aos meus colegas de projeto.” (Lucas Guarese Rigo).
“Foi uma grande experiência, e com certeza levaremos nosso aprendizados para nossos colegas, amigos e familiares”, (Cassiane Ditadi, vereadora suplente)
“Em nome dos suplentes, queremos agradecer a todos que apoiaram e incentivaram o projeto aluno cidadão 2017” (Wesley Eduardo Vicente da Silva- Suplente)
“Foi uma ótima experiência saber como é a vida de um vereador. Agradeço por cada amizade feita durante a participação desse projeto!” (Tulio Furlan Baldin)
“Tudo começa com o nosso simples interesse e se transforma em um aprendizado enorme. Resta dizer que a cada lugar, palestra ou encontro, nos mostrou algo novo que com certeza levaremos adiante. Foi uma experiência única”. (Júlia Giulian)
Tenho certeza de que cada um de nós levará consigo muitas lições aqui aprendidas e que jamais alguém nos tirará de nós. Quero dizer que ao mesmo tempo que me sinto feliz de estar terminando o projeto, sobra um fio de tristeza em estar deixando este grupo que tanto me ajudou a crescer como pessoa. E que este ciclo que encerra para nós inicie para outros no próximo ano”, (Miguel Cavazzola Pontel).
“Agradeço pela parceria dos colegas e aos que fizeram com que o projeto desse certo”. (Gabriel Guglielmin)
Vereadores Suplentes
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