Primeira audiência pública da revisão/elaboração do plano diretor de mobilidade urbana é realizada

Imagem: Marilita Calgaro Scapinelo/Vida no Campo 

Através da secretaria de planejamento, a administração municipal realizou no dia 24 de novembro audiência pública de sensibilização para a elaboração do Plano Diretor e de Mobilidade Urbana.


 O encontro que reuniu técnicos, estudantes, vereadores e formadores de opinião ocorreram nas dependências da Sala Gema Anghinoni. O trabalho desenvolvido por profissionais locais com a orientação dos professores da Universidade de Caxias do Sul tem por objetivo estruturar diretrizes para os próximos 10anos. Para isso o trabalho vai levantar dados, diagnosticar e apresentar soluções para os problemas e acima de tudo desenhar de forma ordenada a cidade a qual queremos no futuro. “Através da Elaboração do Plano Diretor é possível encontrar soluções benéficas, por exemplo, com a questão do centro histórico. O tombamento é um desafio, mas ele é uma oportunidade e não um entrave” destacou em sua apresentação o docente em Arquitetura Carlos Eduardo Pedoni.

Segundo o profissional, que também é diretor do departamento de Arquitetura da UCS, a participação da população sempre será um paradigma nestas questões, mas devem ter ciência que o plano diretor e de mobilidade urbana dará as diretrizes e regramentos para um crescimento organizado. “Oportunizar a maioria da população é o objetivo.”

Segundo dados apresentados pelos profissionais, o município pradense apresenta um crescimento negativo, por isso ter clareza nos interesses futuros são fundamentais para se construir uma cidade que queremos com planejamento, ordenada, com saneamento básico e uma mobilidade urbana que respeite os pedestres, os ciclistas, os ônibus e os demais veículos.

Segundo o secretário de planejamento Fabiano Farinea, o trabalho será coordenado pela equipe técnica da UCS, mas desenvolvido por uma equipe local formada por arquitetos, engenheiros civis e estudantes das duas áreas. “Estamos pensando no futuro, desenhando um Antônio Prado que queremos. Serão no mínimo três audiências públicas e a participação e opinião do cidadão é fundamental para projetarmos o futuro da nossa cidade”.


A UCS – Universidade de Caxias do Sul será a entidade parceira do Município para a revisão/elaboração dos Planos, pela experiência em outras cidades e também pela economia, sem a necessidade em contratar empresa no mercado. Participe, opine e você estará contribuindo para a melhoria de vida das pessoas da sua rua, do seu bairro, da sua cidade, vale ressaltar que os planos irão nortear ações urbanísticas para os próximos vinte anos. As audiências serão abertas a participação de toda a sociedade e uma oportunidade para os profissionais, acadêmicos, poder público e agentes privados, sinalizarem os rumos possíveis para uma nova política de ocupação sustentável do espaço urbano e rural.

Entenda: O Estatuto da Cidade – Lei 10.257/2001 que obrigou os municípios com mais de 20.000 habitantes entre outros, a elaborarem seus Planos Diretores em 5 anos e revisá-los a cada 10 anos. Após este processo de definição dos planos as políticas setoriais de habitação, saneamento e mobilidade também foram regulamentadas, determinando aos municípios a continuidade de seus processos de planejamento com a criação de Planos Setoriais. No próximo ano, ou seja, em 2018, finda o prazo de elaboração dos Planos de Mobilidade Urbana por parte dos Municípios e também o prazo definido pelo Ministério Público Estadual para a revisão obrigatória dos Planos Diretores.

Comentários