Colheita da Uva teve abertura oficial em Nova Pádua

Foto: Divulgação Governo do Estado
Com a expectativa de que supere o volume previsto pelo setor de 600 mil toneladas, a safra de uva 2018 do Rio Grande do Sul teve sua colheita oficial aberta na tarde deste sábado (27) pelo governador José Ivo Sartori. O local do ato onde foram apanhados os primeiros cachos foi nos vinhedos da Boscato Vinhos Finos, no município de Nova Pádua, na Serra gaúcha.

"É uma satisfação participar da abertura da colheita da uva aqui, com a projeção de chegar a mais de 600 mil toneladas. Isso destaca a força da cadeia produtiva vitivinícola da região", disse o governador. Salientou que a uva tem um grande valor nacional. O espumante gaúcho, acentuou, foi eleito o quinto melhor do mundo. Cumprimentou ainda os dois primeiros agricultores certificados pela Lei do Vinho Colonial.

Os produtores Aldo Lazzari, de Garibaldi, e Auri Flâmia, de Bento Gonçalves, saíram oficialmente da informalidade: foram os primeiros a receber seus números de registro com base na Lei do Vinho Colonial. Podem vender até 20 mil litros cada um por ano, em feiras, cooperativas ou na propriedade utilizando apenas o talão de produtor rural para a emissão de nota, sem a necessidade de abrir uma empresa.

O evento reuniu o diretor da Boscato Vinhos Finos, Clovis Boscato, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, a secretária do Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, o secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, o prefeito Ronaldo Boniatti, o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Oscar Ló, e vários representantes da cadeia vitivinícola gaúcha.

Segundo o Ibravin, o RS produz 90% do vinho produzido no Brasil. Conforme Oscar Ló a safra de vinho tem sido excelente e a expectativa é que, em 2018, o consumo tenha reação melhor que no ano passado. O secretário Polo observou que o certificado da Lei do Vinho Colonial trará grande avanço à agricultura familiar. Para o prefeito Boniatti o município está bem na agricultura, é o quarto em produtividade no estado - no ano passado produziu 37,2 milhões de quilos de uvas.



A safra
A safra deste ano, comparativamente à anterior, deve ser 20% menor. Entretanto, em 2017 o volume foi recorde - ficou um pouco acima de 750 mil toneladas. O resultado aguardado para a atual produção, portanto, é considerado bom, se situa dentro da média histórica de colheitas. Além disso, é previsto alto grau de qualidade da uva devido às condições climáticas favoráveis durante a formação dos frutos e o manejo adequado ao longo dos meses.

Neste ano, o RS disputa a sede da Feira Latino-Americana de Vinhos, que atrairá produtores, vinícolas e investidores estrangeiros, informou o governador. O evento oficial da abertura da colheita da uva foi instituído pelo decreto 48.838, do governo do Estado, em 2012. Com o apoio do Ibravin, o governo contemplou Nova Pádua para sediar a abertura oficial da colheita da uva em 2018.

Após os pronunciamentos, o governador, o diretor da Boscato, secretários, parlamentares, e vitivinícultores, foram aos parreirais da onde se iniciou a colheita simbólica da safra. A colheita deve se estender até março.

Comentários