Você sente dores durante a colheita da uva? Saiba como ameniza-las e previna futuro problema crônico

                                                                                     Por Robson Bonadeo
Alongar diminui as dores e previne doenças crônicas.
foto:arquivo 

Durante os meses de janeiro e fevereiro, principalmente, o trabalho na colheita da uva ou de outras frutas (como no caso do Município de Antônio Prado) se torna diário e extremamente cansativo. É nesta fase, muitas vezes, que se iniciam as dores, principalmente nos braços devido ao grande tempo que o agricultor permanece com os mesmos erguidos, e no pescoço devido ao peso do cesto onde os cachos são colocados. Além desses sintomas, outras queixas são bastante comuns nesse período, pois muitas pessoas reclamam do formigamento nas mãos, por exemplo, que são extremamente comuns devido a atividade exercida.
Com todos esses sintomas, muitas pessoas ainda se perguntam o que fazer para amenizar as dores e prevenir um futuro problema que pode se tornar crônico?

O Fisioterapeuta Robson Bonadeo, que atua há mais de oito anos com o público rural, explica que durante todo o período da safra, é necessário que se mantenha hábitos diários para que não se desencadeie uma doença crônica, como tendinites e bursites nos ombros e cotovelos, síndrome do túnel do carpo nas mãos e a cervical tencionar no pescoço,muitas vezes diretamente relacionada às dores de cabeça.. 

Imagem ilustrativa


Deste modo ele cita algumas dicas simples que irão contribuir para que os agricultores sigam durante o período pesado da colheita:

*Realize pausas de no mínimo 10 minutos a cada duas horas de trabalho;

*Durante as pausas, a hidratação com água é de extrema importância;
*Realize alongamento nos braços e pescoço, no mínimo duas vezes por turno de trabalho. Cada alongamento deve durar, em média, de 20 a 30 segundos.


Outra dica importante, que Robson fornece, é que se faça os alongamentos antes de iniciar o trabalho, durante o período de descanso para almoço e ao término da colheita, pois muitas pessoas ainda acham complicado parar no meio do serviço para cuidar da saúde. Também é necessário que se busque ajuda de profissionais habilitados para uma orientação mais especificada sobre o assunto, e em caso de doenças crônicas, sempre busque ajuda profissional para que não sofra com consequências piores ainda.






Robson Bonadeo é formando em Fisioterapia pela ULBRA especializado em saúde do idoso; aperfeiçoamento em Liberação miofacial; aperfeiçoamento em Pilates solo e aparelho. 

Atendimento em Nova Roma do Sul no Posto de Saúde 
Em Antônio Prado no  Estúdio de Pilates Prado Fisio.



Agende sua avaliação e atendimento pelo (54) 99677-2353

Comentários