Apresentados os trajes oficiais das Soberanas de Ipê

Foto: Divulgação
Com a presença de convidados e autoridades, no dia 05 de março, foram apresentados os trajes oficiais das Soberanas de Ipê, em ato de lançamento junto à prefeitura. A rainha, Ana Carolina Machajeski, e as princesas Mariele Zanotto e Mariana Bueno apresentaram os vestidos desenhados pelo Tecnólogo em Designer de Moda, Leonardo Ziliotto Gazola e confeccionados pelo Atelier Caroline Ambrosio de Veranópolis.

Conforme Leonardo, os trajes remetem aos primeiros imigrantes que chegaram no município, e iniciaram a História do Município de Ipê. “Como fonte de pesquisa e inspiração para a criação dos vestidos foi utilizado às flores de ipê e suas diversas cores. Outro ponto forte também na pesquisa foi conhecer e entender a diversidade cultural e histórica que o nosso município abrange,” detalha Leonardo.

O traje da Rainha Ana Carolina Machajeski tem como cor predominante o amarelo queimado, remetendo e lembrando a flor de ipê que é o ícone maior de município. “A inovação desta edição ficou por conta do traje das Princesas Mariana Bueno e Mariele Brollo Zanotto sendo o vestido da mesma cor para ambas as princesas, apenas mudando a cor do bordado para que cada uma também represente uma tonalidade da flor símbolo município. Em ambos os trajes há um cordão trançado lembrando o laço dos gaúchos, outra cultura forte em nosso município”

Outro destaque dos trajes são os bordados feitos á mão, distribuídos pelas peças; “Eles nos remetem ao passado, a fim de valorizar o trabalho artesanal que é outro destaque em nosso município, e que até hoje passam de geração em geração. São trajes nobres, com elegância e riqueza em detalhes que destacam e engrandecem, são trajes que contam a história do povo Ipeense”, finaliza Leonardo.

A comunidade de Ipê poderá conferir os trajes durante a 3ª edição da FestIpê que acontece de 06 à 15 de Abril de 2018 no parque municipal de eventos.


Comentários