Em sessão, Câmara homenageia mulheres pelo relevante papel perante a sociedade

Imagem: Vida no Campo 
O papel relevante e imprescindível da mulher em ocupar espaços em todos os seguimentos da sociedade e reconhecer o trabalho desempenhado perante a comunidade nas áreas de educação, cultura, política, empreendedorismo e agricultura levou a Câmara de Vereadores de Antônio Prado a agraciar na noite de dia 27 de março cinco personalidades femininas da comunidade pradense com o Certificado “Mulher Destaque 2018”. A outorga foi entregue a Ivani Lodi Dalla Costa, Maria Luiza Rech Ravanello, Rosa Maria Guerra, Rosanete Veadrigo, Maria Lídia Tondo Pasa durante a sessão ordinária.

Em seu discurso Ivani, destaque no setor de empreendedorismo, recordou como iniciou sua atuação no mercado de produtos alimentícios, a dedicação e a ajuda dos familiares na fabrica e agradeceu pelo reconhecimento a ele. 

Maria Luiza Rech Ravanello agradeceu pela lembrança e reconhecimento. Aproveitou para destacar as dificuldades que vem enfrentando nos seus 26 anos de dedicação à dança e ao teatro devido à falta de incentivo. “O incentivo refere-se à falta de convite para apresentação e indicação dos grupos para representar o município fora de Antônio Prado, pois tenho certeza que meus grupos representam muito bem a cultura local”, desabafou. Por fim destacou as tentativas de receber um retorno financeiro aos participantes, mas sem sucesso. “Até hoje não sei a quem recorrer para custear as despesas que são todas por minha conta. Apesar disso, tenho persistido com meus grupos porque a convivência com ambos me faz bem e é lima forma de incentivar a valorização da cultura da nossa terra”.

Destaque na atividade comunitária, Rosa Maria Guerra dedicou a distinção recebida aos voluntários que atuam na PATRE e destacou o porquê de sua atuação como voluntária. “Minha atuação na PATRE se deve ao fato de entendê-la como uma entidade de significativa importância para a comunidade, por ser voltada à prevenção e à recuperação de dependentes químicos e alcoólatras, visando sua reintegração social e familiar. Dedico esta distinção a todos os voluntários que trabalham com os necessitados do amparo, da orientação e do estímulo à esperança na esperança na possibilidade de reencontrar seu verdadeiro caminho, recuperar a confiança e o afeto de sua família, bem como recuperar seu lugar na sociedade como um cidadão útil, participativo e feliz”.

A agricultura Rosanete De Bona Veadrigo representando a mulher que atua na defesa do meio ambiente, na agroecologia, que participa de entidades na reafirmação dos direitos das mulheres rurais, em sua simplicidade, rapidamente agradeceu os vereadores pela distinção e ao apoio que recebe dos filhos.

Por fim, Maria Lídia Tondo Pasa emocionou a todos os presentes com seu discurso. Ela recordou um pouco de sua atuação política ao lado do marido Ulisses Pasa, falecido em 2016 em plena campanha politica. “Orgulho-me muito de todo o trabalho que realizei, de ter dedicado boa parte do meu tempo a minha família e em acompanhar meu marido Ulisses na Política, da quem ele tinha verdadeiro paixão”. Lídia relembrou momentos importantes de decisão na vida política do marido e finalizou deixando um ensinamento aos presentes: “Nem tudo que eu quero, eu posso. Nem tudo que posso, eu devo. Nem tudo que devo, eu quero. Você só tem paz de espirito quando aquilo que você quer é ao mesmo tempo o que você pode e deve”.

A sessão foi acompanhada por familiares e amigos das homenageadas.

Comentários