Agricultores familiares visitam a Expoagro em Rio Pardo

Foto: Divulgação

Mais de 40 agricultores familiares de 
Antônio Prado, acompanhados por liderança locais, visitaram no dia 21 de março a Expoagro em Rio Pardo. Na Feira, considerada a maior do Brasil em âmbito de feiras sobre agricultura familiar, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos sistemas de produção adaptados tanto para o cultivo convencional quanto orgânico. Os sistemas aplicáveis foram apresentados pela Casa da EMATER, Embrapa e as Universidades ligadas ao setor.

Além disso, acompanharam oficinas sobre aproveitamento de alimentos e processamento de carnes oferecidas pela EMATER. Visitaram o pavilhão das agroindústrias familiares e assim conhecer como os agricultores comerciantes encontraram formas de dar visibilidade aos produtos oriundos da agricultura familiar e como estão sendo processados e comercializados em todo o estado.

No fim da tarde, outra parte que foi bastante comentada foi à despesca, onde a equipe da EMATER comprovou aos produtores que alevinos podem adquirir peso em pouco tempo se o manejo e cuidados forem bem realizados. “Promover este tipo de ação é uma forma de realizar o intercâmbio de conhecimento, pois os agricultores que viajam acabam trocando experiências e ideias, para assim aplicar na sua propriedade ou simplesmente conhecer que existe algo que se possa fazer de diferente no sistema de produção,” destaca a extencionista da EMATER Luciana Fagundes, que acompanhou a excursão, organizada pela EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cooperativa Pradense e Prefeitura Municipal, com o apoio do SICREDI de Antônio Prado.

Comentários