Celebração de Sexta-feira Santa promove reflexão sobre a crucificação da violência

A Igreja Católica de todo o mundo recordou na nesta Sexta-feira Santa a Paixão e Morte de Jesus. Neste dia não se celebra a Santa Missa, mas a celebração “Funções da Sexta-feira da Paixão” que tem origem numa tradição antiga da Igreja que já ocorria nos primeiros séculos.

Na Paróquia Sagrado Coração de Jesus a realização desta celebração ocorreu durante a tarde e reuniu uma multidão. Os milhares de fiéis acompanharam as orações, a adoração da Cruz e a Via Sacra pelas ruas centrais da cidade. Esta promoveu uma reflexão sobre a violência tão presente nos dias atuais. Mostrando que a morte de Cristo na cruz é uma violência, mas Ele nos ensina que não devemos tentar sepultar a vida nem mesmo, pois Ele ressuscita, volta à vida.

As estações da Via Sacra foram representadas pelos movimentos, que incluíram ícones da violência como armas, garrafas de bebidas, a exclusão dos oprimidos, a degradação humana. Com isso, os organizadores conclamaram os fiéis para não deixarem que a violência sepulte as esperanças, a confiança e que ninguém aja com indiferença e aceitação perante a violência seja ela qual for.

Após a caminhada da fé, na Igreja Matriz os fiéis seguiram em filas para o “Beijo ao Senhor Morto”.
 

Comentários