Que fazer com as árvores frutíferas no inverno

Foto: Ilustrativa/Internet

As fruteiras são sujeitas a inúmeras pragas e doenças que atacam brotações, ramos, troncos, flores e frutos, levando a enormes prejuízos aos produtores. Essas pragas e doenças permanecem no pomar de um ano para o outro e constituem uma fonte de inóculo para o próximo ciclo produtivo.
Para reduzir este inócuo o produtor deve realizar o tratamento de inverno.
O tratamento deve ser feito nos meses de maio a início de agosto, fase em que as plantas encontram-se em repouso vegetativo.
• Após a limpeza das árvores e do pomar, antes do início do florescimento, pulverizar as plantas com calda sulfocálcica ou calda bordalesa, que servem para proteção da planta contra doenças e pragas,
• Esta pulverização deve atingir uniformemente todos os troncos e ramos,
• Obedecer ao intervalo de 30 dias entre a aplicação da calda sulfocálcica e a aplicação da calda bordalesa;
• Após a aplicação da calda sulfocálcica, lavar bem os equipamentos com água e limão ou  água e vinagre, na proporção de 1:10 de água, por ser um produto cáustico(tipo soda). Não lavar os equipamentos e nem jogar restos de caldas em rios, córregos, lagos, açudes ou em áreas próximas a cursos de água;
• Para aplicação da calda, é obrigatória a utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), pois a calda pode não só estragar roupas bem como provocar irritações na pele.

Fonte: EMATER Antônio Prado 

Comentários