Cristiano Barbosa integra Comissão Gaúcha de Folclore

Imagem Arquivo

Em reunião no dia 9 de junho, a Comissão Gaúcha de Folclore, composta por pesquisadores e estudiosos sobre as tradições gaúchas, aceitou como membro o instrutor de dança e escritor, Cristiano da Silva Barbosa. 

Para o tradicionalista defensor do folclore gaúcho e morador de Antônio Prado, fazer parte desta comissão é o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por ele no resgate do folclore gaúcho. “Ser convidado para fazer parte desta comissão é uma honra, um reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo nesses últimos três anos”.

Para ele, atuar nesta comissão será uma forma de contribuir ainda mais na defesa do folclore do Rio Grande do Sul. ”Será uma oportunidade de auxiliar na pesquisa e reforçar o que temos. O nosso movimento é forte. Mas falta ainda! Temos poucas pessoas que se dispões a pesquisar, a publicar e editar material sobre o nosso folclore. Vou continuar fazendo o que faço, mas agora junto com pessoas de referência. “

Barbosa foi vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura de Antônio Prado-RS, biênios 2014/2015 e 20162017. Participou da reconstituição das Danças do Tropeirismo Gaúcho (Chula, Chico do Porrete, Fandango Primitivo e Dança dos Facões em 1998 no município de Antônio Prado), e das variações de Chotes: Chotes Ponta e Taco, Chotes de Roda a Moda Fronteira e a Moda Litoral e Chotes de Troca Par a Moda Serrana e a Moda Fronteira , sob supervisão de Paixão Côrtes.

Atualmente Barbosa é Conselheiro do MTG/RS 2018. É, ainda, autor dos Livros: Tropeirismo Biriva, História, canto e dança; 2016. Bailar Gaúcho – Entre a Técnica e o Sentir; 2017. Valsas e Valsados de Antigamente; com Toni Sidi Pereira, 2017.

Comentários