Festa dos 30 anos da AECIA é marcada pelo lançamento do livro Vozes da Agricultura Ecológica

Imagem divulgação

Em 1988, com apoio do Padre Schio e do Centro Ecológico de Ipê, um grupo de jovens iniciou a agricultura orgânica na serra gaúcha. Mais tarde eles fundaram a Associação de Agricultores Ecologistas de Ipê e Antônio Prado(AECIA). Eles foram o primeiro grupo a produzir orgânicos no estado e também o primeiro a produzir sucos e molhos orgânicos no país. 

Em 1996 a associação adota o sistema cooperativo de trabalho e funda a Cooperativa AECIA, nome dado pelo reconhecimento da marca, cujo modelo de produção e industrialização orgânica ainda hoje é referência nacional, dado seu o caráter pioneiro. 

Para comemorar seus 30 anos, a AECIA reuniu associados, convidados no dia 26 de agosto em festividade realizada na comunidade da Linha 30, interior de Antônio Prado. Na oportunidade houve o lançamento do livro Vozes da Agricultura Ecológica. O livro é resultado do trabalho e do apoio do agrônomo Laércio Meirelles. Através da obra, Laércio conta a história de pessoas e famílias assessoradas ao longo de 30 anos pelo Centro Ecológico. É a partir delas que o agrônomo reflete sobre diversos temas, teorias, problemas e soluções para a sociedade, o ambiente, a produção de alimentos e a própria história da ONG – fundada em 1985.
Você encontra no livro as entrevistas, realizadas entre o final de 2017 e o início de 2018, f com famílias e pessoas escolhidas de acordo com a representatividade de diferentes segmentos da agroecologia. São elas: Volmir Forlin e Joce Pontel, Helio Quilante e Jane Mattos, Família Righes, Elci da Paz Scheffer e Zeca Scheffer, Rosane e Mauro Fernandes, Anelise Becker e Marcelo Vieira, Zelma e Valdeci Evaldt, Valdirene Evaldt e Aluísio Cassol, Romildo e Denise Schardosim, Zenilda e Jorge Steffen, Família Mariani, Olimar Pontel, Gilmar Belle, Natan Fernandes, Altemir da Costa (Tiriva), Gabriel Zanotto, Sandra Campagnollo e Andrei Salvador Cargnino.


Comentários