Participantes do programa de Extensão Rural da Cresol realizam Intercâmbio Técnico

imagem. divulgação
Entre os dias 3 a 6 de setembro, agrônomos, veterinários, agentes, jovens e técnicos do Programa de Extensão Rural da Cresol, acompanhados de conselheiros de cooperativas conveniadas, participaram de um intercâmbio técnico/científico nos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com objetivo de conhecer novas tecnologias de produção e contribuir no aprimoramento do Programa de Extensão Rural Cresol.
O intercâmbio é parte de um projeto de formação organizado para qualificar a equipe técnica envolvida no trabalho de acompanhamento aos cooperados e, tem como estratégia fortalecer ações de produção, organização e mercado para os produtos da agricultura familiar.
Além dos debates sobre a necessidade de fortalecer um novo serviço de extensão rural mais autônomo e articulado ao projeto da família cooperada, o intercâmbio também deu ênfase na possibilidade de fortalecer cadeias produtivas ainda não controladas por grandes empresas, como por exemplo, a horticultura e fruticultura de clima temperado, a produção de leite de qualidade a baixo custo, valorização da produção de alimentos agroecológicos certificados, bem como, agroindustrialização em pequena escala.
Em São Miguel do Oeste/SC, no Centro de Pesquisa e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) foram discutidos temas relativos a produção de leite a baixo custo, a partir de pastagens perenes de alta qualidade, reafirmando uma estratégia bastante conhecida da nossa realidade e em condição de competir nesse novo cenário da produção leiteira.
Em Videira/SC, no Centro de Pesquisa e Extensão Rural da Epagri, os profissionais da extensão e os conselheiros conheceram as possibilidades que a fruticultura de clima temperado pode proporcionar na ocupação da mão de obra, na geração de renda, além de ser uma estratégia produtiva para agricultores que possuem pequenas área terras e estão dispostos a inovar.
Já em Antônio Prado/RS, o foco foi conhecer uma história com mais de 20 anos de organização dos agricultores na produção orgânica, sendo hoje, referência nesse sistema de produção.
Por último, o grupo conheceu na região da Serra Gaúcha a Cooperativa Piá (Nova Petrópolis) um grande projeto integrado de produção, agroindustrialização e mercado na cadeia do leite e da fruticultura de clima temperado.
Para o 1º Vice-presidente da Central Cresol Baser, Luiz Tomacheski, existem bons projetos de produção que estão sendo desenvolvidos na região Sul do Brasil. “Conhecê-los possibilita evitar erros que já foram superados. O exemplo da produção de leite a pasto é um caso de sucesso, bem como, o projeto desenvolvido pela Cooperativa Piá que integra a produção de leite e fruticultura”, destacou.
Para os demais participantes, o intercâmbio possibilitou conhecer diferentes realidades e identificar nas dificuldades que necessitam ser superadas, bem como, as novas possibilidades que poderão surgir, mesmo considerando as peculiaridades entre as regiões. Por outro lado, ficou notório o importante papel da extensão rural, estruturada de forma descentralizada, com gestão participativa e bem articulada ao crédito e aos interesses dos agricultores.
Na opinião do jovem Leonardo Sallas de Turvo/PR, o intercâmbio foi muito importante para todos os técnicos e para ele em particular. “Aprendi muitas coisas boas sobre frutas, leite e verdura orgânica. Eu só tenho a agradecer a Cresol por ter me escolhido”, concluiu.
Fonte:www.cooperativismo.org.br

Comentários