Capitel dedicado a N.Sra. da Boa Viagem é inaugurado na ERS 448, em Antônio Prado(RS)

foto: Fernando Roveda
No domingo, 25/11, foi inaugurado o Capitel de Nossa Senhora da Boa Viagem, localizado na casa da família de Pedro Venturin, à margem esquerda da RS-448, sentido Antônio Prado/Nova Roma do Sul, antiga Estrada Júlio de Castilhos, próximo ao Salão da Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição da comunidade do Borgo Forte. Segundo o pesquisador Fernando Roveda é o 50º capitel construído no Município de Antônio Prado.  “Nos nossos registros contabilizamos 50 capitéis construídos em Antônio Prado, a partir dos primeiros tempos de ocupação das terras pelos imigrantes italianos (1880) até 2018. É o primeiro dedicado a Nossa Senhora da Boa Viagem”.

Desejo de construir
Pedro Venturin, casado com Ivanete Ragnini Venturin, pai de dois filhos: Ediane e Fabrício, decidiu construir um capitel na sua propriedade no interior do município de Antônio Prado. Primeiramente conversou com sua família para saber se estavam de acordo com a construção e todos concordaram em construir o capitel.
O próximo passo foi escolher o santo ou santa padroeira do capitel, foi quando Pedro logo pensou em Santo Antônio, ao qual é muito devoto, mas nas proximidades já havia um capitel dedicado a Santo Antônio. Então, novamente consultou a família e disse que gostaria de colocar a Nossa Senhora da Boa Viagem como padroeira do capitel, Santa que via seguidamente na rodoviária de Caxias do Sul quando viajava de ônibus até a cidade. Quando o ônibus partia em direção a Antônio Prado, Pedro fazia as suas orações a Nossa Senhora para ter uma boa viagem.
A estrada RS 448, antiga Júlio de Castilhos, que passa em frente à casa de Pedro, é de chão batido desde a sua inauguração em 1902, mas nesse ano de 2018, está sendo construída a nova estrada que receberá asfalto, mais um motivo que levou a família dedicar o capitel a Nossa Senhora da Boa Viagem, pois quando pronta o movimento vai aumentar muito e os viajantes precisam da bênção para uma boa viagem, lembra entusiasmado o idealizador do capitel.
Na construção do capitel, Pedro contou com a ajuda de várias pessoas da comunidade, dentre elas: Valdemar Barison, Prefeitura de Antônio Prado, Rosalino Venturin, Ediane Venturin, Volmir Carossi, empreiteira construtora da estrada, Madeireira Gazzola, Rispan Materiais de Construção, Gráfica Paski e Viviane Velho.
A imagem da Nossa Senhora da Boa Viagem foi adquirida do Artesanato Pérola, na cidade de Manfra, em Santa Catarina, visto que na região não encontraram a imagem da Santa. Para adquirir a imagem, Pedro contou com a colaboração do sobrinho Leomar Bettoni, que havia feito uma promessa e conquistado uma graça, então Leomar e sua esposa Ana Paula Lamb Bettoni ofereceram ajuda ao tio na compra da imagem da Nossa Senhora da Boa Viagem.

O capitel de Nossa Senhora da Boa Viagem foi inaugurado solenemente em 25 de novembro de 2018, às 16 horas. A missa foi rezada pelos padres Paulo Venturin (irmão de Pedro) e Juares Bavaresco da Paróquia de Antônio Prado.

Os anjinhos que participaram da missa de inauguração foram: Lúcio Gabriel Sotoriva Roveda, Amanda Rissardi Michelotto, Natali Fernandes Stoll e Guilherme Matner Fernandes. Os registros fotográficos foram realizados por Fernando Roveda e as filmagens por Gabriel Cavazzola e Maicon Rosin.

Tradição
Os descendentes de imigrantes italianos continuaram em solo brasileiro a tradição religiosa de construção de capitéis e capelas que praticavam na Itália. De geração em geração, de promessa em promessa, a tradição religiosa foi mantida e continuada ao longo dos tempos. Após 143 anos de imigração italiana, ainda é possível registrar nos tempos atuais capitéis sendo construídos pelos filhos e netos dos descendentes de imigrantes italianos com os mesmos propósitos dos pioneiros. Na última década praticamente foi construído um capitel por ano no território de Antônio Prado.
Capitéis – também chamados oratórios ermidas, são marcos de fé e religiosidade representados em pequenas construções à beira de estradas, que abrigam imagens de santos católicos. São erigidos com a finalidade de homenagear um ou mais santos, escolhidos pelo grupo da localidade ou pela pessoa que queira agradecer alguma conquista espiritual ou material. A maioria dos capitéis representa o cumprimento de uma promessa por uma graça alcançada.

Comentários