![]() |
Imagens divulgação - Aldo Toniasso |

Através do projeto “Vivenciando uma noite de filó”, o grupo proporcionou a reprodução dos antigos filós, a luz de lamparinas. Este iniciou com a chegada das visitas ao cair da noite, a pé. Seguindo as memórias dos antepassados, teve rezas como as Ladainhas (Le Tanie), Le frotole (piadas), histórias, Le musiquete bele (belas musicas), os jogos de cartas e mora e não faltou os grostolis, biscoito, pão, salame, sfregolá, brôdo, carne lessa, crêm e vinho, Além dos trabalhos artesanais da confecção do crochê, da “dressa” para os chapéus e esporta e das cesta em vime. Sem falar que a Língua do Talian foi à linguagem oficial da noite. O evento reproduziu fielmente os encontros realizados pelos imigrantes no início da colonização de Antônio Prado e da Região.
“Foi uma noite inesquecível para todos os participantes tanto os integrantes do nosso grupo, quanto para os participantes da comunidade. Os nonos, os Jovens e as crianças aproveitaram o momento para recordar suas origens.” Conclui Maria Luiza.
Juntos na Diversidade
Lançado em 2016, o Juntos na Diversidade incentiva a preservação da diversidade linguística e cultural buscando promover a preservação de línguas nativas e de imigração, como o talian, o polonês, o alemão e o kaingang. Tem como foco crianças e jovens dos 49 municípios que integram os Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, onde se encontram comunidades que preservam aspectos linguísticos e culturais dos povos nativos, como os kaingang, e dos imigrantes italianos, alemães e poloneses, entre outros. A proposta visa estimular ações de entidades educacionais e culturais. Em 2016, 24 atividades integraram o projeto e, no ano passado, foram 21 projetos participantes
Comentários
Postar um comentário