Uma noite para vivenciar um filó

Imagens divulgação - Aldo Toniasso

O Grupo de Teatro I Descendentes dei Imigrante Italiani, coordenado pela Maria Luiza Ravanello, através do projeto ‘Juntos na Diversidade” - realizado a partir de parceria entre a Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade de Caxias do Sul, por meio do Instituto Memória Histórica e Cultural, com o patrocínio do Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) - promoveu na noite do dia 20 de outubro, na casa antiga da família de Silvino Mussato, na Capela Nossa Senhora de Caravaggio, Linha 30,Interior de Antônio Prado(RS),  um belíssimo encontro de amigos.

Através do projeto “Vivenciando uma noite de filó”, o grupo proporcionou a reprodução dos antigos filós, a luz de lamparinas. Este iniciou com a chegada das visitas ao cair da noite, a pé. Seguindo as memórias dos antepassados, teve rezas como as Ladainhas (Le Tanie), Le frotole (piadas), histórias, Le musiquete bele (belas musicas), os jogos de cartas e mora e não faltou os grostolis, biscoito, pão, salame, sfregolá, brôdo, carne lessa, crêm e vinho, Além dos trabalhos artesanais da confecção do crochê, da “dressa” para os chapéus e esporta e das cesta em vime. Sem falar que a Língua do Talian foi à linguagem oficial da noite. O evento reproduziu fielmente os encontros realizados pelos imigrantes no início da colonização de Antônio Prado e da Região.

“Foi uma noite inesquecível para todos os participantes tanto os integrantes do nosso grupo, quanto para os participantes da comunidade. Os nonos, os Jovens e as crianças aproveitaram o momento para recordar suas origens.” Conclui Maria Luiza.

Juntos na Diversidade

Lançado em 2016, o Juntos na Diversidade incentiva a preservação da diversidade linguística e cultural buscando promover a preservação de línguas nativas e de imigração, como o talian, o polonês, o alemão e o kaingang. Tem como foco crianças e jovens dos 49 municípios que integram os Coredes Serra, Hortênsias e Campos de Cima da Serra, onde se encontram comunidades que preservam aspectos linguísticos e culturais dos povos nativos, como os kaingang, e dos imigrantes italianos, alemães e poloneses, entre outros. A proposta visa estimular ações de entidades educacionais e culturais. Em 2016, 24 atividades integraram o projeto e, no ano passado, foram 21 projetos participantes

Comentários