Frei Jaime Bettega palestra em Ipê, RS, no dia 25/01/2019

imagem reprodução. 
No próximo dia  25/01,  a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Ipê, RS, promove a partir das 19h30min no Salão Paroquial de Ipê, palestra com o Frei Jaime Bettega.  O evento alusivo ao JANEIRO BRANCO terá como tema “Cuidando da vida, vivendo melhor”. O ingresso será um alimento não perecível entregue no local do evento, e que será destinado aos 19 projetos culturais no qual Frei Jaime coordena.

      O município de Ipê instituiu em 2017 a  campanha de estímulo ao cuidado da saúde mental e bem-estar denominada JANEIRO BRANCO, através da Lei Municipal Nº 1.658/2017. Esta lei tem o objetivo de sensibilizar a população quanto à importância da prevenção ao suicídio, depressão e ansiedade, além de fazer com que a população reflita sobre sua saúde mental e saúde emocional, sobre condições emocionais, sobre sua qualidade de vida e sobre a qualidade emocional de suas relações.
      Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o estado de bem-estar físico e social no qual um indivíduo realiza suas próprias habilidades, pode lidar com as tensões normais da vida, pode trabalhar de forma produtiva e é capaz de fazer contribuições à sua comunidade.
           No entanto, as situações do cotidiano mostram que cada vez menos se consegue levar a vida dessa forma: sobrecarga, estresse, crise de ansiedade, pânico, aumento dos casos de violência, uso de drogas, suicídio, intolerâncias, entre outros.
         Para lembrar as pessoas de cuidarem não só da saúde física, mas também da mental, psicólogos brasileiros criaram a campanha Janeiro Branco, que usa o mês em que tradicionalmente as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano para instigar nelas um maior cuidado com o seu bem-estar psíquico. Com a campanha pretende-se difundir um conceito ampliado de saúde mental e saúde emocional, como um estado de equilíbrio.
      Saúde mental e bem-estar são fundamentais para a capacidade coletiva e individual, como seres humanos, para pensar, emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida. Cuidar da saúde mental é autoconhecimento, é evitar doenças e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida.
     Cabe ressaltar que o que levará cada pessoa a buscar ajuda profissional é muito particular, já que cada pessoa vive e interpreta experiências de modo particular. Porém, o principal sinal de alerta é quando a pessoa percebe que, por algum motivo não está se sentindo bem. Muitas vezes o indivíduo é consumido por estresse, tristeza, dificuldade nas relações, desânimo e, tendo a consciência destas situações, procurar ajuda pode fazer a se sentir melhor e a descobrir como lidar com tais dificuldades. Muitas vezes, é necessária a ajuda especializada para enriquecer como pessoa, ajudar a lidar melhor com os outros, com o mundo e principalmente com a própria pessoa. Aprender a superar as dificuldades, e principalmente, a identificar e aprender a lidar com as emoções.
      A saúde física e a mental estão estreitamente associadas. Uma desempenha influência na outra, pois são partes de um único ser – o ser humano. Pessoas mentalmente saudáveis enfrentam seus conflitos e os desafios da vida com coragem e equilíbrio. Costumam ser capazes de lidar com as boas e as más emoções. No entanto, quando as diversas coisas da vida estão mal resolvidas, o importante é ter discernimento e buscar apoio psicológico.
        A história, as ideias e os sentimentos também fazem parte da pessoa e norteiam as suas ações e, é preciso estar atento.
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social

Comentários