Cinco mulheres recebem distinção de Mulher Destaque 2019 da Câmara de Vereadores de Antônio Prado(RS)

Com o intuito de homenagear cinco mulheres que se destacaram pelo trabalho que vêm realizando na sociedade pradense nos últimos anos, a  Câmara de Vereadores de Antônio Prado realizou na terça-feira, 26/03, sessão ordinária de entrega do certificado de “Mulher Destaque 2019”.
Na oportunidade foram homenageadas as indicada pelos vereadores, após consultas com entidade e pessoas da comunidade: Bernadete Marin, no quesito de Profissionalização e emprego, contemplando a mulher empreendedora, geradora de emprego e renda e que contribui na inclusão de outras mulheres no mercado de trabalho; Sara Regina Martello, na Educação e cultura, contemplando a mulher que desenvolva ações de resgate e valorização dos aspectos culturais e humanitários; Reli Verza Damiani, no setor de Atividade comunitária, contemplando a mulher que promova a inclusão social e desenvolva trabalhos de resgate da autoestima e da cidadania na comunidade onde está inserida; Jocelei Pontel Forlin, por sua atuação naAgricultura familiar, contemplando a mulher que atue na defesa do meio ambiente, na agricultura familiar, que participe de entidades e que desenvolva ações de promoção, ampliação e reafirmação dos direitos das mulheres rurais;  Ester Ghiraldo Mânica, no setor de  Promoção da participação política da mulher, contemplando a mulher líder que atue para estabelecer e implementar a autonomia da mulher e a equidade de gênero.
Durante as manifestações dos líderes de bancadas, a vereadora do PP, Daria Zulian Golin, destacou a importância da indicada Ester Mânica para sua vida profissional  e agradeceu a ela ,por ter aceito  a indicação da bancada do PP. “foram 28 anos na Apae como educadora de crianças especiais. Aquilo foi a minha vida. Somos gratos, Dona Ester por tudo que fez pelas crianças especiais”.

O líder do MDB, Moisés Citton Campagnaro, parabenizou as mulheres homenageadas da noite e enfatizou o envolvimento no setor político. “A homenagem simples é para todas as mulheres pradenses. Elas estão a cada dia se envolvendo mais no processo político e cada uma fazendo sua parte na comunidade. Parabéns”.
O Vereador  Suplente, Pedro Valdecir  da Silva  Dutra, líder do Partido dos Trabalhadores, enfatizou o empenho e o envolvimento das mulheres nas quais foram homenageadas. “O dia da mulher destaca elas em cada setor, pelo seu serviço, bastante serviço, e empenho, seja na geração do emprego, política ou educação. Esta homenagem enaltece e respeita cada uma em sua área.”
O presidente da Casa Gelsomir Corassa, líder do PDT, elencou as principais características das mulheres e a dificuldade a cada ano de destacar uma única em um ramo de trabalho. “Meu modo de ver, nós homens não conseguimos dar conta de muita coisa. É a Mulher que faz a diferença na sociedade”.
Após a entrega do certificado, as homenageadas agradeceram aos edis da casa pela homenagem prestada, aos familiares e amigos.
“Esta homenagem é mais do que justa para que possamos através deste ato mostrar o quanto somos gratos a estas mulheres pelos relevantes serviços que tem prestado para a valorização da figura feminina no nosso município ao longo dos anos, além de ser um incentivo para que cada vez mais a mulher seja atuante na nossa sociedade”, concluiu o presidente da casa, Gelsomir.
Conheça um pouco de cada homenageada:

BERNADETE MARIN
Bernadete Marin nasceu em 21 de dezembro de 1960 na localidade de Santana em Antônio Prado. Filha de Orozimbo Fantin e Albina Furlan Fantin. Casada com Lindomar Marin, e mãe de dois filhos: Rafael e Gabriel. Bernadete é avó de quatro netos: Enzo, Pietro, Pedro Gabriel e Gabriela Vitória.
Aos 14 anos fez curso de Corte e Costura. Aos 15 anos, em 1976, iniciou suas atividades como professora municipal. Após vinte anos dedicada ao Magistério, aposentou-se no ano de 1996 como professora municipal, mas continuou lecionando por mais dois anos.
Em 1999 saiu do distrito de Santana onde residia, para vir fixar residência em Antônio Prado. A partir desse ano iniciou uma nova profissão como costureira. O primeiro atelier era na própria residência. Passados alguns anos, o espaço ficou reduzido e sentiu a necessidade de expandir para uma sala comercial. Como o trabalho aumentou, sentiu a necessidade de contratar mão de obra para atender a demanda. Passados oito anos, esse espaço também ficou pequeno, tendo a necessidade de novamente procurar uma sala comercial maior para atender melhor à clientela. Por isso Bernadete locou a sala na Rua Hildo da Costa Guilloux, 259 onde se encontra até hoje.
O Atelier da Berna conta com dez funcionárias e atende a atividades diversas no ramo do corte e costura como: confecção de roupas de festas, uniformes escolares e de empresas, costuras em geral e consertos de peças em tecido.

SARA REGINA MARTELLO.
Sara nasceu em 19 de maio de 1968. É filha de Melci Martello e Dejair Lourdes Martello. Casada com José Bet e tem dois filhos, José Pedro e João Vitor.
Estudou na escola estadual de 1º grau professor Ulisses Cabral concluindo o ensino fundamental em 1982. Em 1986 concluiu o ensino médio com habilitação profissional plena para o magistério na escola Cenecista de 2º grau Conselheiro Antônio Prado. Realizou estágio supervisionado na escola municipal de 1º grau professor Liberato Salzano Vieira da Cunha na capela São Roque.
Em 1986 ingressou na Universidade de Caxias do Sul cursando Licenciatura Plena em Educação Física, concluindo o curso em janeiro de 1991. A partir daí começou a lecionar a disciplina de Educação Física na Escola Irmão Irineu com contrato PRADEM.
Trabalhou no Ginásio de Esportes Lourenço Golin, no Projeto Esporte e Lazer da Prefeitura de Antônio Prado, coordenado pelo professor Artur Chini.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Aparecida, ministrou aulas de danças folclóricas gaúchas e italianas.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental João XXIII coordenou o grupo de danças folclóricas italianas “Piccoli Ballerini” além de ministrar aulas de Educação Física e ser professora de currículo por atividades, substituta e bibliotecária e contadora de histórias na hora do conto.
Na Escola Estadual Santana foi professora e coordenadora do grupo folclórico “Bella Itália” que depois deu continuidade a este trabalho na Escola Estadual Narciso Verza.
No Estado, começou a lecionar em 1993 como professora de currículo por atividades fazendo seu Estágio Probatório na Escola Estadual Caetano Reginato.
Em 1997 foi ministrar aulas de Técnicas Agrícolas, Educação Física, Ensino Religioso e Geografia na Escola Estadual Narciso Verza trabalhando até 2018, onde aguarda sua aposentadoria.
No município, hoje é professora aposentada, trabalhou no período de 1993 a 2018 como professora no Posto de Apoio Pedagógico Nossa Senhora Aparecida, dando reforço pedagógico e ministrando aulas de educação física.
Durante sua vida profissional frequentou vários cursos dentre eles:
Cursos Básico, Intermediário e Avançado de Língua e Cultura Italiana pela ACIRS de Porto Alegre. Pós Graduação Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Educação Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental e Médio na FACVEST.
E no ano 2000 concluiu o curso de Graduação em Direito adquirindo assim o título de Bacharel em Direito. Hoje ainda frequenta o curso de Formação Docente em Ensino Religioso oferecido pela 4ª CRE e ministrado por professores da PUCRS. E também Curso de Talian, ministrado pela professora Maria Inês Chilanti.
Sara é professora e coordenadora dos Grupos de Dança Folclórica Italiana, Piccoli Ballerini e Bella Itália.

RELI VERZA DAMIANI

Reli Verza Damiani é natural de Antônio Prado, Linha 21 de Abril, onde seus pais, Assunta Falavigna Verza e Antônio Verza, construíram sua casa, família e negócios. Nesceu em 24 de outubro de 1941. Permaneceu casada com Hermes Damiani por 50 anos e da união nasceram os filhos Suzana Damiani e André Damiani. Foram eles quem lhes deram os maiores e mais valiosos presentes ao longo da vida, seus netos: Marcos Antônio Roveda Filho, Luiz Henrique Damiani Roveda; Ana Clara Martins Damiani e Maria Laura Leipelt Damiani.
Reli, desde jovem, sempre esteve envolvida com as atividades das comunidades onde viveu, buscando ajudar o próximo, ser um ombro amigo, estender a mão aos que precisavam.
Já residindo na cidade de Antônio Prado e se dedicando às atividades no comércio, envolveu-se com as entidades organizadas: CDL, Cursilho, Clube de Mães.
Ainda nos primeiros anos morando na cidade, integrada às atividades da comunidade cristã, colaborava com as festas locais, em especial, as Festas da Gruta.
Fez parte da equipe que idealizou e instituiu o que hoje é uma referência para o município: a Noite Italiana. Também participou da constituição do Clube da Terceira Idade.
É integrante atuante do Clube de Mães Antônio Prado, presidindo a entidade nos anos de 1986 e 1992. Desempenhou outras atribuições junto à Diretoria ao longo dos anos, sempre empenhada em fazer com que as mães, mulheres, tivessem um espaço de encontro, de atenção. O que se ouve falar, atualmente, sobre o espaço feminino, foi, desde muito tempo, cultivado com muito zelo pela dona Reli, estimulando mulheres a viverem sua identidade, sua individualidade, sempre cuidando do entorno, dos que as cercavam.
Está envolvida com as campanhas em prol de entidades como: APAE, PATRE, e, mais recentemente, como companheira inseparável de seu esposo (in memorian) Hermes Damiani, não mediu esforços para que fosse fundada a AAPC - Associação de Apoio a Pessoas com Câncer, da qual é colaboradora.
Há 43 anos atua no comércio local. Seu ambiente de trabalho é também um lugar onde o aconchego e as boas amizades têm acolhida. As mãos que se dedicam ao trabalho não medem esforços para alcançar um chimarrão; para fechar o enlace de um abraço; para oferecer um afago ou um carinho.
A família divide e empresta seu maior tesouro, a dona Reli, para que toda a comunidade pradense possa conhecer o que poucos têm no seu dia a dia: uma Mãe zelosa, uma Nona incansável em buscar o melhor para os netos; uma Mulher exemplar em busca de conquistas, de espaços de autonomia e exercício de liderança, tudo isso com a habilidade de uma Chef de cozinha, que sabe dosar cada ingrediente da receita para que o resultado possa ser uma explosão de sabores, cores, aromas, emoções.

JOCELEI PONTEL FORLIN


Jocelei Pontel Forlin nasceu no dia 09 de agosto de 1973, filha de Tranquilo Pontel e Arminda Polli Pontel. Casada com Volmir João Forlin há 27 anos, e dessa união nasceram três filhos, Ângela, Mateus e Augusto. Jocelei é avó de Joana. Mora na Linha Guerra é sócia proprietária da Orgânicos Pérola da Terra.
Agricultora e empresária, com conhecimentos há mais de 25 anos na produção de alimentos orgânicos, cooperativismo e associativismo, sempre trabalhou na agricultura e industrialização. Jocelei tem em seu conceito que cada produto elaborado, não é apenas um alimento, mas sim saúde e acima de tudo, ser extremamente saboroso.
A Orgânicos Pérola da Terra trabalha com linha de sucos, néctares, molhos e doces. Com produção de frutas como uvas, amora, framboesa, morangos e tomates, esses com música, ainda cultivam phisalys, mirtilo, limas, limão e romã. Na parte de hortaliças, alho poró, beterraba, couve, entre outros.
A propriedade, assim como o modelo que escolhido para a vida é toda orgânica, e voltada para o respeito com a natureza. Jocelei acredita que não basta apenas produzir orgânicos, mas respeitar tudo que nela existe.
Disse também que é gratificante ter respeito a tudo que existe no universo, pois, isso nos dá um prazer enorme, por isso que a gente ama o que faz.
Em seu currículo, Jocelei possui Curso de Extensão em Agroindústria na CEFAS em Fazenda Sousa, Caxias do Sul, e de Gestão Empresarial na Escola VER de Antônio Prado.  Formou-se no Curso de Agente e Informações Turísticas pelo PRONATEC, Cursos pelo SEBRAE; 5 S - de Olho na Propriedade; Boas Práticas de Fabricação; Liderança; Gestão de Tempo e EMPRETEC.
Participou dos seminários de Orgânicos em Montevidéu - Uruguai em 1993, e do Intercambio de Agricultores Ecologistas na Suécia, e foi palestrante no seminário sobre Certificação Orgânica em Estocolmo-Suécia no ano de 2006. Teve experiência na Feira Internacional BIOFACH em Nürnberg na Alemanha em 2013 e representou o segmento dos orgânicos no Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (VISA) em Curitiba-PR no ano de 2016.
Faz parte do Conselho do CE (Centro Ecológico) de Ipê.

ESTER GHIRALDO MÂNICA

Ester nasceu no município de Santa Rosa, Rio Grande do Sul, no dia 14 de dezembro de 1936. Casada com Clóvis Mânica, é mãe de três filhos: André, Guilherme e Gustavo, e avó do neto Douglas.
Em 1957 trabalhou como Técnica do Laboratório de Pediatria da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, vindo a formar-se em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS em 1959. Neste ano de 2019 comemora o Jubileu de Diamante pelos 60 anos de formatura.  Em 1960 atuou como Farmacêutica Bioquímica do Instituto de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. No ano seguinte, em 1961 casou-se como o Dr. Clóvis Mânica e mudou-se de Porto Alegre para Antônio Prado.  No ano de 1962 foi a fundadora e bioquímica do primeiro laboratório de análises clínicas de Antônio Prado: Laboratório de Análises Clínicas Santa Rita. Em 1985 também implantou a primeira farmácia de manipulação de Antônio Prado: Dermatus Farmácia de Manipulação. Em 1990 trabalhou como Farmacêutica da Farmácia Palombini de Antônio Prado e em 2011 assumiu como farmacêutica da Farmácia São João de Antônio Prado, desde sua abertura até hoje.
No magistério, Ester atuou como professora em Antônio Prado e Ipê, sendo que em 1964 foi Professora de Ciências do Ginásio São José e em 1968 foi fundadora e professora do curso de ciências do Colégio Frei Casemiro Zaffonato de Ipê.
Em 1977, juntamente com o esposo Clóvis Mânica foi fundadora da APAE e da Escola Santa Rita de Cássia de Antônio Prado. Em 1978 também conquistaram a doação do terreno para construção da Escola da APAE, doado pelo Sr. Fiorindo Sartori.
Ao lado do esposo Dr. Clóvis Mânica, Ester exerceu atividade político partidária desde cedo, defendendo as cores do Partido Progressista a qual é filiada e exercendo forte liderança entre o núcleo de mulheres desta sigla. Mas a atividade política exercida por Ester vai além das fronteiras de seu partido, ganhando conotação suprapartidária, vindo ao encontro dos anseios de toda a população. Exemplo disso é que em 1979, a pedido da comunidade do Bairro de Fátima, intercedeu junto ao Bispado da Mitra Diocesana de Vacaria, conseguindo a anulação da venda do terreno e da igreja pela Mitra, que seria demolida, devolvendo a Igrejinha de Fátima aos moradores deste bairro e a nosso município.
Também no ano de 1993, convidada pelo então prefeito Clóvis Zulian do PP, assumiu a Secretaria da Saúde do Município de Antônio Prado, época em que implantou o plantão 24 horas no Posto de Saúde Centro e convênios com farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul para obtenção de medicamentos para a farmácia básica, iniciativas inéditas no município na época. De 1998 a 2004 foi Secretária de Saúde do Munício de Ipê, durante dois mandatos na gestão do prefeito Darci Zanotto do PP.



Comentários