Emater/RS-Ascar se prepara para a 20ª Expodireto

Parque da Expodireto. Imagem divulgação EMATER
A Expodireto Cotrijal dará início, na segunda-feira (11/03), em Não-Me-Toque, a uma semana dedicada ao agronegócio. E a Emater/RS-Ascar estará presente trazendo novidades para o evento onde todas as atividades se conectam ao tema “Semeando ideias para colher alimentos”. Em uma área de dois hectares ocupados pela Instituição, os extensionistas apresentam 16 temas técnicos, divididos em 11 grandes parcelas, além do tradicional Recanto Temático, que abordará a história da erva-mate.
A programação será intensa na área da Instituição que tem seu foco na agricultura familiar. Diariamente, ocorrem oficinas de diferentes assuntos como alimentação saudável, bovinocultura leiteira, piscicultura e plantas bioativas. Além disso, importantes eventos como o 4º Fórum Estadual de Conservação de Solo e Água, o 12º Fórum Florestal RS, o tradicional Café Com Leite para a Imprensa e a Degustação e Análise Sensorial de Salame para o Consumidor estão sendo cuidadosamente preparados.
Na Cozinha Didática extensionistas preparam o resgate de biscoitos e bolachas caseiras, além de trazer aos visitantes informações sobre rotulagem dos alimentos. Já na Bovinocultura Leiteira, o convite está feito para quem quiser conhecer o funcionamento da “máquina de produzir leite”, com enfoques distintos para produtores e para visitantes. Vale a pena conferir.
“O Cooperativismo como indutor do desenvolvimento” é a forma como será apresentado o tema na Expodireto 2019. O Cooperativismo vem, a cada ano, conquistando mais espaço e novos associados e contribuindo cada vez mais com o desenvolvimento local e regional. Dentro desta perspectiva a equipe apresentará um pouco do dinamismo e inserção das cooperativas no desenvolvimento local e regional, bem como o trabalho que as equipes das Unidades de Cooperativismo (UCPs) da Emater/RS-Ascar realizaram em prol do fortalecimento e melhoramento da gestão das cooperativas agropecuárias atendidas pelo Programa de Extensão Produtiva (PEC), coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. No mesmo espaço será apresentado o Programa Gestão Sustentável da Agricultura Família, instituído em 2016 e que vem produzindo resultados práticos importantes. O Programa é executado pela Emater/RS-Ascar e tem o objetivo de promover a gestão e adequação socioeconômica e ambiental das propriedades rurais familiares do Rio Grande do Sul, por meio do acompanhamento da execução dos Planos de Gestão, das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) e da construção de indicadores de impactos econômicos, sociais e ambientais.
Na parcela da Apicultura e Meliponicultura serão apresentadas algumas espécies de abelhas sem ferrão, de ocorrência natural no Rio Grande do Sul, além de materiais e equipamentos para Apis melífera. Já na Piscicultura a proposta é socializar informações sobre manejo de açudes, cultivo de peixes, processamento de pescado, com diversos tipos de cortes, e o preparo de pratos. Os temas visam despertar as famílias rurais para a possibilidade de geração de emprego e renda, por meio de agroindústrias de processamento de peixe.
A produção de legumes e hortaliças, no espaço da Horticultura, coloca o planejamento na raiz do trabalho executado na horta. Um espaço que pode ser pequeno, mas altamente produtivo durante o ano inteiro, alimentando não apenas a família rural mas também o público urbano, que tem de recorrer ao supermercado ou feira.
A contribuição das etnias holandesa, africana, portuguesa, alemã e italiana na manipulação e no consumo de plantas bioativas – condimentares, aromáticas e medicinais - estará presente no espaço do Horto de Plantas Bioativas, um dos maiores do Estado. Já quem está disposto a comprar horas de lazer, comida típica, boa hospedagem pode conferir as opções oferecidas pelo turismo rural, outro tema presente no espaço da Emater/RS-Ascar.
Uma grande parcela, chamada de Integrada, tratará de temas que se interligam. Nela os visitantes poderão obter informações sobre manejo de culturas, solos, irrigação, tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas e manejo integrado de pragas e energia fotovoltaica.

O Recanto Temático este ano traz para a Expodireto “O Mundo da Erva-mate”, história que será contada em cenários começando pelo Brasil Colônia, quando os índios consumiam as folhas da planta, até os dias atuais.

Também já tradicional da Expodireto, presente desde 2007, a parcela das Florestas Comerciais é o local de referência na área florestal no parque. Abriga a distribuição de erva-mate e mostra de produtos à base de erva-mate, além de oferecer água para chimarrão e/ou tereré. Para a edição de 2019, foi construído um galpão em madeira, substituindo as pirâmides plásticas, para melhor combinar com o propósito florestal da parcela.
Outro espaço campeão de audiência dentro da área da Emater/RS-Ascar é o Silo Secador e a Armazenagem de Grãos na propriedade. Os interessados no assunto saem da parcela com todas as informações sobre a construção, a viabilidade e as vantagens da tecnologia do silo secador de grãos. Para este ano haverá na parcela uma máquina extrusora de óleo de soja, com o objetivo de mostrar ao visitante a opção que o produtor tem de, além de armazenar e ter um produto com qualidade, poder extrair o óleo de soja obtendo o óleo e o farelo de soja como subproduto que é utilizado na fabricação de ração.

Comentários